O que é griefing? Entenda prática proibida no LoL, CS:GO e mais jogos

Jogos competitivos, como League of Legends (LoL) e Counter-Strike:Global Offensive (CS:GO), têm regras específicas contra o Griefing. A prática é famosa em jogos online e tem como objetivo simplesmente perturbar outros jogadores, sejam eles companheiros de equipe ou adversários. O Griefer é o de player que não se importa com a vitória ou as consequências de seus atos. Ele atrapalha a diversão dos outros usuários com atitudes como dar spam no chat com mensagens desnecessárias ou prejudicar sua própria equipe. Entenda, a seguir, o significado do termo e veja o que as desenvolvedoras falam sobre a conduta.

A prática de Griefing apareceu bastante em MMORPGs no fim dos anos 90, como em Ultima Online e Everquest. Na época, diversos jogadores precisavam lidar com ações desagradáveis de outros players, como informações falsas e o Kill Stealing, quando Griefers roubavam o abate de outro jogador para obter seus créditos. No entanto, a cultura do Griefing se espalhou para outros jogos online e acabou por se tornar uma dor de cabeça para as desenvolvedoras e para os players que buscam apenas se divertir.

League of Legends é um dos jogos mais famosos que infelizmente enfrentam problemas com o griefing — Foto: Reprodução/Riot Games

Nesse contexto, Griefer significa algo como “jogador de má-fé”. Suas atitudes variam bastante de jogo para jogo, e vão desde praticar a famosa “trollagem”, até spammar o chat. Por exemplo, no CS:GO Griefer pode ser o jogador que mata seus próprios companheiros de equipe, conhecido como Friendly Fire, ou atrapalha propositalmente a comunicação no chat de voz. Já no League of Legends, há jogadores que desistem de jogar e têm como objetivo atrapalhar sua equipe, dando abates para seus adversários, comprando itens aleatórios, roubando experiência de seus companheiros e, por fim, deixando a partida.

Por conta disso, as desenvolvedoras em geral buscam punir os Griefers. No CS:GO, por exemplo, existe o “Overwatch System”, que é um replay utilizado por certos membros da comunidade para investigar o comportamento dos jogadores que foram reportados inúmeras vezes em suas partidas e decidir se eles merecem punição ou não. Punições por Griefing duram no mínimo um mês, dependendo da gravidade. Porém, se o jogador voltar a cometer o mesmo erro após o final da primeira suspensão, ele poderá ser permanentemente banido.

Já no League of Legends, a Riot Games conta com um sistema semelhante para que os jogadores que cometam tais atitudes sejam reportados por seus companheiros de equipe e adversários. Caso seja confirmado que o jogador tenha tido um comportamento inadequado, ele sofrerá punições, como restrição do chat e a fila de baixa prioridade. Se por acaso ele persistir com as mesmas atitudes, sua conta pode sofrer uma suspensão, que pode ser de algumas semanas ou até permanentemente.

Fonte: TechTudo

Compartilhe