Não foi Tenet, nem um filme da Marvel. Um dos maiores filmes do ano é Ba Bai (The Eight Hundred), um blockbuster chinês que não ouvimos falar por aqui, um filme de guerra de grandes proporções sobre uma batalha entre soldados chineses e japoneses nos anos 1930. Com a super bilheteria alcançada, Ba Baiultrapassou Bad Boys para Sempre, tornando-se o filme mais rentável do ano.
Ba Bai foi dirigido por Hu Guan, de Sr. Seis, que assina o roteiro ao lado de Rui Ge. A produção ficou nas mãos da Huayi Brothers Media e da Beijing Diqi Yinxiang Entertainment. Atualmente, o filme está com uma média de aprovação de 83% entre a crítica especializada e de 79% entre o público em geral no Rotten Tomatoes, enquanto no Metacritic atingiu a nota 64 como média da crítica.
Segundo informações do The Hollywood Reporter, havia uma grande pressão sobre o diretor Guan Hu, cujo filme ficou responsável por ser o “primeiro polo de sustentação da China”, a promessa de recuperação dos cinemas chineses no período pós-pandemia, justamente o que era previsto, a nível global, para Tenet (e não aconteceu). Ba Bai não só deu certo na China, como sozinho conseguiu ser a maior bilheteria do momento a partir da segunda maior audiência de cinema do mundo, isso com apenas 75% da capacidade total dos cinemas em funcionamento.
O site BGR lembrou ainda que esse tipo de resultados tem um significado especial para o país: “As ambições da China em ofertar produções de cinema que gozem de sucesso global, mesmo fora de seu país de origem, espelham o esforço do país para ser visto como uma superpotência ainda mais forte e dominante do que os EUA no cenário mundial em geral. Filmes como The Eight Hundred assim como Terra à Deriva do ano passado, contam histórias que o governo central do país sem dúvida adora — histórias que mostram os cidadãos chineses salvando o país e até mesmo o mundo com seus esforços e sacrifícios individuais.”
O sucesso de Ba Bai não é uma novidade por lá. O citado blockbuster de ficção científica Terra à Deriva também foi uma surpresa de bilheteria em 2019, mas provavelmente a surpresa foi para quem ainda considera Hollywood como a maior potência da indústria cinematográfica. Ledo engano. Terra à Deriva acabou tendo uma bilheteria tão significativa e uma repercussão tão consistente quanto os maiores títulos da Marvel no ano.
O sucesso de Terra à Deriva não passou despercebido no ocidente e a Netflix tratou de comprar os direitos de distribuição do filme. Isso pode acontecer novamente com o sucesso de Ba Bai, que provavelmente já está sendo disputado pelas principais plataformas de streaming.
Fonte: Canaltech