Wi-Fi 6: conheça cinco benefícios do novo padrão de Internet sem fio

Novo padrão promete melhor desempenho até mesmo em redes congestionadas; saiba mais

O Wi-Fi 6 é o novo padrão de rede wireless. O upgrade promete ser mais rápido e mais seguro do que o atual, o Wi-Fi 5, também conhecido como 802.11ac. Trazendo uma nomenclatura mais fácil de entender, a novidade promete resolver problemas como a sobrecarga de pontos de acesso públicos, conferindo maior eficiência e desempenho aos usuários conectados.

Embora o Wi-Fi 6 seja compatível com versões anteriores, o usuário precisa de um dispositivo com receptor atual para aproveitar todos os benefícios da tecnologia. Confira a seguir cinco melhorias que o padrão mais recente deve trazer para as conexões sem fio.

1. Mais velocidade
O novo Wi-Fi promete transferência mais rápida de dados. Caso o usuário possua um roteador wireless com um único dispositivo conectado, a velocidade potencial máxima deve ser até 40% maior com o Wi-Fi 6 em relação ao Wi-Fi 5. Isso é possível graças a uma codificação eficiente de dados, resultando em maior rendimento. Um exemplo prático é a capacidade que o novo padrão possui de armazenar mais dados na mesma quantidade de ondas de rádio. Além disso, os chips que codificam e decodificam esses sinais ficaram mais potentes e podem lidar com o trabalho extra.

A melhoria do Wi-Fi 6 pode ser notada tanto nas redes de 2,4 GHz quanto na faixa de 5 GHz. Vale lembrar que a frequência de 5GHz passou a ser utilizada por usuários que tentam fugir das interferências e da sobrecarga encontrada no 2,4 GHz. Apesar disso, a banda tem maior poder de distribuição mesmo em ambientes com muitos obstáculos.

Velocidade é maior tanto no 2,4 GHz quanto no 5 GHz — Foto: Barbara Mannara/TechTudo

2. Menos gasto de bateria
O Wi-Fi 6 dispõe de um novo recurso chamado “TWT” ou “Tempo de Despertar do Alvo”. A função é capaz de detectar quando o dispositivo conectado à rede está em repouso, assim como quando ele “desperta” para receber dados da conexão wireless novamente. Desse modo, os dispositivos “dormem” enquanto aguardam a próxima transmissão Wi-Fi. O resultado prático dessa função é que os smartphones, laptop e outros dispositivos habilitados para Wi-Fi 6 devem ter uma duração maior da bateria, já que há uma economia de energia durante o tempo de inatividade.

3. Melhor desempenho em áreas com alta demanda
A rede wireless tende a ficar debilitada em locais muito densos, com vários usuários e dispositivos conectados ao mesmo ponto de acesso, o que acontece em shoppings, restaurantes, aeroportos e até mesmo casas ou escritórios. Portanto, o Wi-Fi 6 promete solucionar esse problema. A ideia é dividir um canal de transmissão em vários outros subcanais, sendo cada um desses responsável por transportar dados destinados a dispositivos diferentes.

A melhora no desempenho foi alcançada graças ao recurso de Acesso Múltiplo por Divisão Ortogonal de Frequência (OFDMA, em inglês). Diferentemente do padrão anterior, a função permite não apenas ao ponto de acesso Wi-Fi emitir sinais para diversos dispositivos simultaneamente, mas também que os aparelhos respondam ao mesmo tempo.

Locais públicos devem apresentar melhor conexão de Internet para usuários com novo padrão, além de mais segurança — Foto: Pond

4. Pontos de acesso públicos mais seguros
Com a nova tecnologia do Wi-Fi 6, será possível que os usuários se conectem a diferentes pontos de acesso públicos sem a necessidade de efetuar um login diferente em cada rede wireless. Depois de realizar a autenticação em um ponto, deve ser possível migrar de rede com mais facilidade e segurança. O projeto, chamado Open Roaming Consortium, trabalha com provedores de identidade e acesso, criando maneiras mais seguras de autenticar um mesmo dispositivo em diversas redes.

5. Melhor suporte para dispositivos inteligentes
Com maior desempenho e velocidade mesmo em locais com sobrecarga de dispositivos conectados em uma única rede, o Wi-Fi melhora a troca de dados entre o ponto de acesso e os dispositivos nele conectados. Na prática, isso pode significar que o novo padrão é capaz de oferecer um melhor suporte em locais povoados por dispositivos smarts, visto que todos eles precisam estar conectados à Internet para funcionar. Uma casa que dispõe, por exemplo, de tomadas, chuveiros, geladeira e câmeras de segurança inteligentes, terá uma conexão mais rápida e eficiente para dar suporte a esses aparelhos.

 

Fonte:  Tech Tudo

Compartilhe