Turma da Mônica apresenta novo personagem — ele sofre de doença rara

Edu tem distrofia muscular de Duchenne, doença que atinge um em cada 5.000 garotos em todo o mundo

A Turma da Mônica apresentará nesta terça-feira, 26, um novo personagem: o Edu, garoto de 9 anos portador de distrofia muscular de Duchenne (DMD), uma doença degenerativa rara que acomete, em geral, meninos. O quadrinho é um spin-off da Turma da Mônica e deve oferecer ao público infantil três histórias ao longo do ano que estarão disponíveis on-line a partir de abril. O primeiro quadrinho ainda terá uma versão impressa, que será lançada amanhã durante o Congresso Paulista de Pediatria. A introdução do novo personagem tem como objetivo promover a inclusão e chamar a atenção dos pais para os principais sinais da doença, o que pode facilitar o diagnóstico precoce e garantir que o tratamento melhore a qualidade de vida da criança.

De acordo com a Maurício de Sousa Produções, nesta primeira história o leitor vai ser apresentado a um menino que, apesar das limitações provocadas pela doença, é alegre, amoroso e brincalhão. Ao lado de Edu, duas personagens — a mãe e a professora do garoto — serão importantes na abordagem do tema de maneira didática e educacional, para facilitar o entendimento do público. Nesse contexto, Mônica e sua turma vêm para ajudar as crianças a compreender as dificuldades enfrentadas pelos portadores de DMD e para demonstrar formas de ajudá-los a superar os obstáculos do dia a dia.

“A iniciativa é excelente. O brasileiro não conhece as doenças raras, e essa é uma maneira simples e didática de apresentá-las ao público. Além disso, a história vai ensinar crianças e adultos a não ter preconceito com quem é portador de doença rara”, comentou Salmo Raskin, médico geneticista e diretor do centro de aconselhamento e laboratório Genetika.

O projeto editorial Cada Passo Importa é uma iniciativa da Sarepta Farmacêutica em parceria com a Maurício de Sousa Produções.

 

Fonte: Veja

Compartilhe