Superman 80 Anos: o que Bendis está fazendo com o casamento de Lois & Clark?

Sabíamos que muita coisa mudaria quando Brian Michael Bendis começasse a escrever o Superman. Ele tem ideias muito claras acerca dos personagens com os quais trabalha. Também planeja com antecedência e meticulosidade. Ao ter conseguido carta branca para escrever o maior herói de todos, ficou mais fácil definir os rumos dos títulos que comandaria: Superman e Action Comics. Como sabemos, o primeiro foi renumerado; o segundo, atingiu numeração histórica.

 

Bendis está mexendo nas estruturas do Superman. Começou direto no núcleo do atual status quo do personagem. Ou seja, seu filho e seu casamento. A amada dupla Lois & Clark foi dissolvida a favor de seus planos, de sua narrativa.

Tudo está sendo explicado gradativamente. Bendis avança essa história mês a mês, em Action Comics, focada na parte humana e nos afazeres mundanos do Superman. Enquanto isso, Superman mostra uma história épica contra Rogol Zaar, que pouco acrescenta à nossa discussão.

Aos poucos foi ficando claro o que fez Lois & Clark se separarem, bem como a causa do sumiço de Jon. Vimos, na minissérie Man of Steel, que o autor tem planos maiores para Lois e Jon. Por “maiores” entenda-se algo mais elevado mesmo. Jor-El reapareceu na vida da família Kent e fez uma oferta para nora e neto: singrar pelo universo para adquirir conhecimento. Ou seja, conhecerem coisas que nem mesmo seu vivido (e alienígena) marido sabia. No fim, nenhum dos dois conseguiu recusar. Um acordo foi feito entre o casal e a vida seguiu.

O que descobrimos junto com o Superman é que Lois já está de volta à Terra. Viu coisas que ainda não contou e não avisou… bem, ninguém, de seu retorno. Nosso próprio herói só ficou sabendo por fofocas de Cat Grant, que encontrou recentemente na redação do Planeta Diário, onde continua trabalhando. Isso foi em Action Comics #1001, lançada há alguns meses.

Agora estamos em Action Comics #1004, desenhada por Ryan Sook. Saiu ontem. Lois & Clark se encontram novamente, mas não foi bem o que a gente queria. Dá pra perceber que os dois não estão no mesmo patamar da relação – cada um tem seus interesses e obrigações que, por diversas razões, conflitam com o relacionamento per se. E isso incomoda. Apesar de estarem felizes pelo reencontro, os dois personagens claramente estão inadequados. Há outros desejos em questão, que colocam em xeque tudo foi construído nos últimos anos, com maestria, por Peter J. Tomasi. Sim, estamos diante de um possível divórcio.

Os dois conversam sobre o paradeiro de Jon. Segundo Lois, ele está com o avô, tendo uma espécie de epifania sobre a vida desde que partiu da Terra. Ela voltou, acreditando que o filho está em segurança, para continuar seus projetos. Ficou definido em Man of Steel que ela usaria sua aventura para escrever um novo livro e tudo leva a crer que é este o caminho. Ela está sedenta por voltar a escrever, e seus papéis como esposa, mãe e repórter impediram que isso acontecesse direito nos últimos anos. Tudo leva a crer que Clark não tem mais espaço em sua vida.

Além disso, os dois discutem também sobre o retorno secreto ao nosso planeta. Por que ela voltou e não avisou ninguém? Nem o marido? Lois disse que precisava de um período de vida comum para escrever seu livro, e que distanciar-se do Superman, com quem vive todo dia, seria a melhor decisão, dado que ela está escrevendo – também – sobre ele. É verdade que ela ficou muito conflituosa sobre falar ou não a verdade para o marido, mas isso não melhora as coisas. Para nenhum dos dois. Afinal, Clark soube do retorno da mulher através de outra pessoa.

Lois diz que quer ficar com Clark, mas ela não age de acordo com o que fala. Diabos, a escritora se colocou a centenas de quilômetros de distância dele para escrever. E quer saber? As coisas ficam piores.

Lex Luthor apareceu no final da última edição, prometendo a Lois uma discussão “interessante”. Clark soube disso através de Trish Q, a nova fofoqueira de plantão do Planeta. Ao questionar a esposa, o herói recebe uma resposta vaga, com Lois dizendo que Luthor estava preocupado com o que poderia ser dito sobre ele no livro. A real é que ela está omitindo informações ao amado e ele percebe, mas escolha deixá-la em paz com isso. Mesmo nós, leitores, não sabemos exatamente o que ela e o vilão estão tramando.

Se a separação anterior, ocorrida em Man of Steel, parecia uma consequência temporária de uma escolha difícil, agora fica claro que ambos estão flertando com uma separação real. Os dois se amam profundamente, mas claramente não estão na mesma página – e Lois parece estar insistindo para que isso continue. Mesmo que o marido revele precisar dela neste momento, não é o que recebe de volta. Ao contrário, Lois está determinada. Ou seja, se a discussão deles não foi um papo sobre divórcio, soou muito parecido com um.

No fim das contas, Lois não precisa ser mãe agora, assim como Clark também não precisa ser pai. Não sabemos quanto tempo isso vai durar. Enquanto isso, cada um tem sua própria vida e parece que falta espaço para o outro em cada uma delas. São muitos sinais que apontam para um possível divórcio. Superman até comenta que “gosta desse novo nós”, o que soa… melancólico.

Superman e Lois seguirão suas vidas em Action Comics #1005, à venda em 28 de novembro lá fora. Mas e a gente?

Os fãs ainda estão perdidos. Pode ser mais uma das clássicas reviravoltas dos quadrinhos, feitas para gerar buzz mas com data marcada para acabar. Ou não. Como disse acima, Bendis é um cara convicto de suas ideias. E mais: separações, mortes trágicas e mudanças drásticas de personagem voltaram à moda na DC, como vimos em Heroes in Crisis, Nightwing #50 e no “casamento” do Batman. Sabemos que muitas dessas ideias foram ordens editoriais, já que Dan DiDio é abertamente crítico a personagens como Asa Noturna e Flash (Wally West). Mas e o Superman? Ele também não gosta de vê-lo casado?

Difícil saber com certeza. Os dois eram casados antes dos Novos 52, mas não tiveram um filho oficial. Os dois só voltaram a ficar juntos graças ao sucesso comercial e crítico do experimento feito em Convergência: Superman. Nela, Dan Jurgens e Norm Rapmund tiveram a chance de trabalhar com o Superman “clássico”, ou seja, o que não era do universo dos Novos 52, gerado pela anomalia de Flashpoint. Os fãs gostaram tanto daquilo que a DC enxergou uma ótima oportunidade de negócio para dar fim em um Superman que não era tão querido, trazendo o antigo de volta. E mais: casado com Lois e com um filho, Jonathan Kent! A vimos grávida e dando a luz em Convergência. Foi um momento de ouro para o personagem.

Agora Bendis está desfazendo isso. Após dois anos de histórias em família, contadas principalmente por Jurgens e Tomasi, o escritor mega star que veio da Marvel está partindo para outros rumos. Portanto, temos que nos perguntar:

– Será que ele fará os dois se divorciarem?
– Será que ele mostrará tudo que aconteceu com Lois no espaço para ela tomar essa decisão?
– Será que esta Lois não é a verdadeira?

Fonte: Terra Zero

 

Compartilhe