Startups se unem e criam Manual de Sobrevivência para PMEs

Com o objetivo de minimizar os efeitos colaterais causados pelo COVID-19, as startups Octadesk, Gama Academy, Ramper e Runrun.it desenvolveram o “Manual de Sobrevivência para PMEs“, direcionado para pequenas e médias empresas. O conteúdo gratuito é dividido em seis categorias e foi elaborado por meio de entrevistas com os CEOs e líderes dessas empresas.

“Diante do cenário de incertezas, pequenas e médias empresas são as primeiras a reduzir o quadro de colaboradores, contrair altas dívidas e até fechar as portas. Foi para ajudar outras empresas e fortalecer a economia que estamos compartilhando nosso conhecimento, experiência, erros e acertos”, conta Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk.

Nas entrevistas, os especialistas compartilham os efeitos que já foram percebidos em seus negócios, estratégias adotadas frente a essas mudanças e dicas que podem ser colocadas em prática por outras empresas a curto prazo. As categorias abordadas no material são: Negócios, Vendas, Atendimento, Marketing, Recursos Humanos e Gestão de Equipe.

Segundo Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, uma das startups participantes do projeto, o momento é de união para que todos possam se ajudar. “As empresas mais afetadas pelo Coronavírus serão as PMEs, que empregam mais de 50% da população brasileira. Portanto, nosso papel como empresas digitais que estão sendo menos impactadas por todo este cenário, é reunir a maior quantidade possível de profissionais que estão enfrentando este momento e assim ajudá-las. É justamente isso que estamos fazendo dentro desse manual de sobrevivência”, conclui.

O manual é atualizado com 12 vídeos por semana e já conta com mais de 9 horas de conteúdo contínuo. Além de garantir informação e instrução de qualidade para os empresários, na página também há espaço para comentários e registro de dúvidas. Os idealizadores do projeto acreditam que é fortalecendo e trocando informações que as empresas poderão atravessar esta fase. O conteúdo está disponível no site.

Sobre as empresas idealizadoras do projeto:

Octadesk – empresa focada em inovação e relacionamento com o cliente, ajudando outras empresas a colocarem o consumidor como centro de sua estratégia e multiplicarem a força do atendimento e vendas com agilidade, organização e escala.

Gama Academy – escola que seleciona talentos e forma profissionais para o mercado digital nas áreas de design, marketing, programação e vendas.

Ramper – plataforma de prospecção digital que possibilita escalar a geração de leads B2B e automatizar a prospecção de ponta a ponta – desde construção de listas com seus clientes ideais, passando pelas abordagens até que o lead esteja pronto para ir para o CRM.

Fonte: Canaltech

Compartilhe