SimCity: veja oito jogos parecidos com o famoso game de simulação

SimCity é uma das séries mais queridas da estratégia em tempo real, por jogadores de computador do mundo todo. Os games da marca fizeram fama no PC por serem inteligentes, diferenciados e com bons objetivos, por não se focarem em combates – o que os diferenciou dos demais – e sim em administração de cidades. Ao longo dos anos, outros parecidos foram lançados, alguns com certas diferenças, outros bem próximos. Nesta lista, separamos alguns destes exemplos, para você conhecer ou relembrar, todos lançados para PC, plataforma “natural” deste tipo de game. Acompanhe:

Surviving Mars

Surviving Mars é o exemplo mais recente desta lista. O game te coloca em Marte, com o objetivo de explorar o planeta, criar colônias, administrar problemas e lidar com ameaças, naturais ou não. Ele é bem interessante por trazer funcionalidades de jogos de tabuleiro para dentro de um jogo eletrônico, capaz de criar situações dinâmicas a cada turno.

Cities Skylines

Cities Skylines talvez seja um dos clones de SimCity mais próximos do original. O game é uma versão bem moderna da fórmula clássica. Ele te permite construir cidades inteiras com poucos cliques, mas o segredo está na administração. Por seu sucesso, Cities Skylines tem diversas expansões, que diferenciam a experiência.

Anno 1701

A série Anno é outra que te coloca para administrar cidades, mas esta também tem combates, mais parecida com Age of Empires. Anno 1701 é um destes exemplos, onde você deve montar sua civilização antiga e evoluí-la, conforme o tempo passa. O jogo é parte de uma série imensa, cheia de sequências, cada uma te levando a uma nova era de explorações, mas sempre com a mesma estrutura e um tipo de experiência parecido.

Tropico 4

Tropico 4 é outro exemplo mais ou menos recente. Este aqui pega o conceito de administração de cidades e coloca dentro de um contexto ditatorial. Você controla, literalmente, o ditador de uma pequena ilha, que precisa administrar tudo para o bem de seu povo, mesmo que este “bem” seja obtido por meios não muito corriqueiros. Tropico é uma série que tem momentos pouco ortodoxos e bem diferentes dos demais deste gênero.

Cities XL

Cities XL é parecido com Cities Skyline, mas são jogos distintos. Inclusive, a versão XL é mais antiga, porém, não tão quanto SimCity original. O objetivo é quase o mesmo: construa sua cidade e expanda seu mundo. Ele perde no quesito originalidade, mas tem bons controles e é divertido de acompanhar a evolução. Além disso, Cities XL promete mais de mil prédios distintos, para variar suas partidas.

Tycoon City New York

Tycoon City New York é um game bem antigo, que se foca na construção da cidade de Nova York. Como ele é antigo, não dá para esperar as modernidades de títulos mais recentes, mas é interessante notar alguns elementos clássicos do mundo real e que podem ser usados no jogo, como a Estátua da Liberdade ou outros monumentos típicos da famosa cidade norte-americana – uma das mais famosas do mundo, aliás.

Immortal Cities: Children of the Nile

Immortal Cities: Children of the Nile é outro game mais “antiguinho”, mas que merece sua atenção. Ele tira de foco as cidades modernas e urbanas e te coloca para construir uma cidade no antigo Egito, bem como para administrar sua população, problemas naturais ou não, entre outros pormenores. É um jogo que merece destaque só por conta de seu principal diferencial, que é o cenário pouco usual.

CivCity: Rome

CivCity: Rome é mais um jogo que te coloca para administrar cidades antigas – Roma, neste caso. Mas ele tem outros diferenciais, como aspectos técnicos que te permitem avaliar o humor da população, estruturas de prédios, e mais. Apesar de ter certa idade, o game ainda apresenta bons gráficos e boas representações visuais do que já foi a cidade italiana na antiguidade.

Fonte: Tech Tudo

Compartilhe