Seis detalhes nos computadores da Apple que você nunca reparou

Conheça detalhes facilitam a vida do usuário, ou simplesmente deixam os produtos mais bonitos

A Apple costuma ser lembrada pelo design elegante e funcional de seus produtos. Apesar disso, muitos detalhes que diferenciam os computadores da maçã, por exemplo, acabam passando despercebidos pelo usuário. Um exemplo é a ventoinha inteligente, que faz silêncio para não atrapalhar a Siri, característica sutil, mas bastante importantes.

Há ainda características físicas, como notebooks construídos em uma peça única de alumínio e feitos para abrir com apenas um dedo. Confira a seguir alguns pontos interessantes presentes em produtos da marca que você provavelmente ainda não percebeu.

Notebooks da Apple usam dobradiças que permitem levantar a tela com apenas um dedo — Foto: Divulgação/Apple

1. Abrir o laptop com um dedo

Notebooks da Apple permitem ao usuário levantar a tela com apenas um dedo, sem precisar segurar e aplicar pressão ao teclado para executar o movimento. Embora seja um diferencial simples, a engenharia por trás do mecanismo da dobradiça para permitir esse movimento não é trivial. Prova disso é o fato de que essa funcionalidade raramente aparece em produtos de marcas rivais.

O ato de subir a tela com apenas um dedo é facilitado também pela ranhura na parte frontal do computador, próxima ao touchpad. Alguns modelos de marcas rivais, como o Mi Notebook Pro, da Xiaomi, ou o Style S51 Pro, da Samung, também permitem erguer a tela com pouca força.

2. Caps Lock

Tecla Caps Lock só é acionada se o usuário mantê-la pressionada por um instante — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Computadores da Apple rejeitam toques que podem ser involuntários na tecla que aciona a caixa alta. A ideia é evitar que você acabe escrevendo tudo em maiúscula sem querer e precise interromper a digitação para corrigir o problema.

Para acionar a caixa alta permanente é preciso segurar a tecla por um espaço de tempo um pouco maior, contornando a rejeição a toques leves.

3. Breahing LED

LED que pisca no ritmo da respiração é algo que a Apple considera “psicologicamente agradável” — Foto: Divulgação/Apple

Os computadores da Apple apresentam um LED que pisca num ritmo que lembra a respiração humana sempre que o computador está em repouso. A ideia, que não tem impacto prático, é descrita pela patente submetida pela Apple ainda em 2002 como um “indicador que imita o ritmo da respiração de forma psicologicamente agradável”.

4. Ventoinha que fica silenciosa

Ventoinhas dos notebooks da Apple diminuem a velocidade para não atrapalhar a Siri — Foto: Divulgação/Apple

Sistemas que dão acesso à assistente Siri contam com uma ferramenta inteligente que diminui a velocidade de giro da ventoinha como forma de diminuir o ruído emitido pelo componente. Isso acontece para facilitar a captação da voz do usuário pelo microfone, levando a um melhor entendimento do comando.

5. Uma única peça de alumínio

Construção em peça única permite design mais fino e acabamento superior — Foto: Divulgação/Apple

Notebooks da Apple, que em geral possuem um design premium e espessura mais fina, são fabricados a partir de uma única peça de alumínio. Basicamente, é como se toda a carcaça de um MacBook Pro, por exemplo, fosse esculpida em um único bloco de metal.

A medida, que acaba encarecendo o produto final, por outro lado permite computadores mais resistentes e com um desenho que, ao evitar a junção de diferentes partes, é mais íntegro e apresenta acabamento melhor.

6. O conector MagSafe

Mesmo elogiado, conector MagSafe acabou aposentado dos MacBooks mais recentes — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Antes da atual geração de MacBooks, os notebooks da Apple ofereciam um conector de fonte de energia magnético. A proposta é simples: caso alguém tropece no cabo, o puxão do fio é suficiente para desligar o conector do MacBook, mas não para derrubá-lo no chão.

Apesar de ser uma ideia interessante para evitar alguns acidentes, a característica acabou descontinuada com os atuais laptops da marca. Os modelos a partir de 2018 utilizam um conector USB-C convencional para a recarga.

Fonte: Tech Tudo

Compartilhe