Samsung lança Powerbot VR7200, robô aspirador de pó que mapeia o ambiente

Aparelho que limpa sua casa sozinho chega com câmera para mapear o cômodo e aspirar de forma mais eficaz; veja o preço

O Powerbot VR7200 é o primeiro robô aspirador de pó da Samsung à venda no Brasil, que chega ao país nesta quarta-feira (31). Seu maior destaque é o recurso inédito chamado de Auto Shutter, que funciona como uma pá de lixo e serve para puxar sujeiras presas dos cantos da parede. Segundo a fabricante, o aparelho tem capacidade de sucção até 40 vezes mais potente do que outros robôs convencionais, além de contar com uma escova até 35% maior do que a de concorrentes.

Outro diferencial é o sistema que mapeia o ambiente por meio de uma câmera localizada na parte superior do dispositivo. Dessa forma, ele consegue mostrar quais partes do cômodo foram limpas em um mapa, disponível no app SmartThings em celulares Android ou iPhone (iOS). O Powerbot VR7200 tem preço de R$ 5.999 no site oficial da Samsung.

Samsung lança Powerbot VR7200, robô aspirador de pó que mapeia o ambiente — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

O mapeamento do ambiente é feito graças ao sistema Visionay Mapping 2.0, com a ajuda de uma câmera na parte superior do aspirador, um sensor ótico na parte inferior e um giroscópio de três eixos. O recurso consegue encontrar o melhor caminho para que o aspirador limpe o piso de forma mais rápida e precisa.

O aspirador da Samsung chega na cor “ouro-rosa” e tem corpo compacto de 97 mm de altura. A empresa afirma que ele é capaz de limpar até locais mais difíceis de serem alcançados, como embaixo de camas e sofás. Se o usuário quiser aspirar um lugar específico, é possível usar a função Point Cleaning do controle remoto – basta apontar um laser vermelho para que o robô siga até a área desejada e faça a limpeza.

Powerbot VR7200, da Samsung, tem uma pá para tirar sujeira dos cantos da parede — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

O modelo conta com três níveis de potência: turbo (para limpeza mais pesada e barulhenta), normal e quiet (para aspiração mais leve e silenciosa). Com o controle inteligente de potência, o aparelho consegue detectar o tipo do piso automaticamente, como, por exemplo, se é carpete ou chão duro. O objetivo da função é determinar o nível de intensidade de sucção mais adequada de acordo com a superfície da casa.

Suas rodas têm 80 mm de diâmetro e, de acordo com a marca, são capazes de passar por obstáculos ao subir em superfícies de diferentes níveis, como tapetes mais grossos ou peludos. Já a escova autolimpante promete lidar com pó fino, limpar dentro de fendas e remover pelos de animais de estimação. Outra característica interessante do dispositivo é a promessa de não enrolar e prender cabelos na escova. A Samsung explica que o modelo consegue triturar os fios e depositar os pedaços restantes em seu compartimento interno.

Powerbot VR7200 volta para a estação de carregamento de forma automática quando acaba a bateria — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

A bateria de Li-ion tem promessa de duração de até 90 minutos no modo quiet, 75 minutos no normal ou 60 minutos no turbo. Quando a energia fica fraca, há um recurso de carga automática que faz o aspirador voltar automaticamente para o suporte de carregamento. Ao completar a recarga da bateria, o Powerbot VR7200 consegue retornar à área em que estava limpando anteriormente para continuar o trabalho de onde parou.

O modelo oferece um “guia por voz” disponível em 14 opções de idiomas, inclusive em português. Com o recurso, o aspirador informa ao usuário sobre sua situação, modos de limpeza e programação, além de avisar caso ocorra algum problema durante a atividade. Vale ressaltar, porém, que não é possível usar comandos de voz em português – ele entende somente falas em inglês por meio da assistente virtual Bixby.

Controle do Powerbot VR7200, robô aspirador de pó da Samsung — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Entre as funcionalidades disponíveis, há ainda conectividade Wi-Fi e controle das funções pelo smartphone com o aplicativo SmartThings. Por meio do app, o usuário pode agendar limpezas e controlar o aspirador remotamente. É possível iniciar ou parar a atividade, alterar os níveis de sucção, definir vários horários de limpeza e verificar quais áreas da casa estão limpas. Além disso, o modelo acompanha uma fita magnética reutilizável, que serve para impedir a entrada do aspirador em lugares específicos, como um cômodo com chão molhado, por exemplo.

Fonte: Tech Tudo

Compartilhe