Saiba como ajudar cientistas na busca por compostos químicos contra o COVID-19

A Scripps Research, centro de pesquisa médica norte-americano sem fins lucrativos que se concentra na pesquisa e educação nas ciências biomédicas, desenvolveu um projeto, chamado “OpenPandemics – COVID-19“, para ajudar cientistas na busca por compostos químicos que podem ser eficazes contra a COVID-19. Qualquer pessoa no mundo com um PC, laptop ou Mac, com conexão à internet pode ajudar.

Os computadores dos voluntários realizarão pequenos experimentos virtuais para identificar compostos químicos, incluindo os existentes nos medicamentos, que poderiam ser potencialmente usados como possíveis tratamentos ao novo Coronavírus. Os compostos que se mostrarem promissores para o tratamento serão submetidos a mais testes e análises.

O projeto será hospedado no World Community Grid da IBM, um recurso computacional de crowdsourcing e fornecido gratuitamente para os cientistas. Os voluntários não precisam ter nenhum conhecimento técnico especial para participar; o processo é automático.

Basta fazer o download de um aplicativo que funciona quando os dispositivos estão ociosos ou com pouco uso. Operando em segundo plano discretamente e sem diminuir a velocidade dos sistemas dos usuários, o aplicativo distribui atribuições computacionais e retorna cálculos concluídos aos pesquisadores, tudo via nuvem da IBM.

As informações pessoais nunca são compartilhadas e o software não pode acessar arquivos pessoais ou comerciais. Com o poder de crowdsourcing do World Community Grid da IBM de milhares de computadores, o projeto poderá facilmente executar centenas de milhões de cálculos necessários para simulações.

Isso poderia potencialmente ajudar os cientistas a acelerar o processo de descoberta ou reposição de medicamentos, tradicionalmente realizado mais lentamente em um laboratório “úmido” tradicional. Como em todos os projetos do World Community Grid, os dados gerados por esse esforço serão disponibilizados ao público.

“Durante um período de distanciamento e isolamento social, esse senso de propósito e interconexão é ainda mais importante”, comenta Guillermo Miranda, vice-presidente de responsabilidade social corporativa da IBM. Embora o projeto se concentre inicialmente na COVID-19, a Scripps Research também planeja desenvolver ferramentas e métodos para ajudar a acelerar futuros projetos de descoberta de medicamentos, como durante outras pandemias.

Compartilhe