Rambo 5: Tudo o que você precisa saber antes de assistir ao filme

Tudo começou em 1982. Na época, já um exímio veterano de guerra tentando dominar os próprios fantasmas da época do exército, John Rambo (Sylvester Stallone) acaba sendo preso injustamente por um xerife de sua cidade antes que sequer consiga retornar ao conforto do lar. Pode parecer uma premissa simples, mas foi o que deu início a uma verdadeira espiral de vingança e aventura que agora origina seu quinto filme.

Fazem exatamente 37 anos desde que vimos, pela primeira vez em ação, um dos maiores brucutus da cultura popular, e com tantos acontecimentos separando Rambo: Programado Para Matar, e o vindouro Rambo: Até o Fim, é comum que o espectador fique perdido em meio a tantas informações — afinal de contas, muitos dos fãs da franquia sequer eram nascidos quando ela começou.

Pensando nisso, o AdoroCinema, em parceria com o Telecine, decidiu preparar um compilado especial para localizar cronologicamente os mais afoitos e até mesmo refrescar a memória daqueles que precisam de um pequeno empurrãozinho para que cheguem aos cinemas preparadíssimos para assistirem Stallone mandando bala mais uma vez. O conteúdo nós reproduzimos aqui! Vamos lá?

QUEM É JOHN RAMBO?

Antes de qualquer coisa, é preciso esclarecer que apenas o próprio John Rambo seria capaz de defini-lo com perfeição. Sendo um rapaz de poucas palavras, apenas suas insanidade vista nos filmes poderia servir como a exposição perfeita para construir seu personagem dentro de nosso imaginário. Sendo assim, torna-se essencial pegar uma pipoca e sentar-se para assistir às desventuras protagonizadas por Stallone anteriormente na saga.

No entanto, forneceremos uma explicação complementar por aqui. Rambo é um boina verde que, após voltar do período que passou na guerra, é acusado por um xerife de um crime que não cometeu e decide se refugiar na região montanhosa. Quando o cerco sobre ele começa a apertar, resta apenas lutar contra a conspiração que formou-se para lhe incriminar. Quando tudo acaba (sem muitos spoilers), na verdade sua trajetória está apenas no começo.

O QUE NOS TROUXE ATÉ AQUI?

Tentaremos o máximo possível não revelar absolutamente todos os detalhes da trama, mas, se uma coisa é certa, é que Rambo já teve muitas andanças pela vida. Depois que praticamente todos os guerrilheiros e figuras de autoridade norte-americanas passam a conhecer melhor o personagem de Stallone nos dois primeiros filmes, o terceiro capítulo eleva a trama a um nível mais internacional.

Retirado de sua paz absoluta, o soldado implacável precisou encarar seus medos de frente e foi até a Invasão do Afeganistão armado até os dentes para que pudesse libertar uma pessoa muito importante para ele, que acabou sendo feita de refém. Apenas para que você possa ter um gostinho da loucura, de acordo com o Livro Guinness dos Recordes de 1990, Rambo III é o filme mais violento já produzido, com um total de 221 atos de violência e 108 mortes. Mas ainda não era o fim.

POR ONDE ELE ANDOU?

Após o contundente final do terceiro longa, muitos fãs acharam que aquele seria o encerramento perfeito para Sylvester, mas muito ainda estava por vir. Dez anos depois de protagonizar uma das trilogias mais queridas pelos fãs de ação e aventura, o astro retornou trazendo um Rambo mais experiente, maduro e, é claro… letal.

Ao contrário de seus antecessores, que foram muito bem sucedidos, o quarto filme teve uma recepção mista entre a crítica e o público. Enquanto alguns ficaram felizes por ver o ator voltando para o papel que o consagrou outrora, outros preferiam que tivesse acabado em 1988, com Rambo III. Neste enredo, John retorna para uma missão diferente da vingança: aqui ele ajuda missionários a levar alimentos para vítimas da guerra que acontece na fronteira da Birmânia.

ATÉ O FIM?

Depois de passar por tantas loucuras, finalmente chegamos ao momento atual do altamente veterano John Rambo. Na trama do quinto filme, Rambo: Até o Fim, o protagonista acaba sendo forçado a sair de sua vida, finalmente pacífica, quando a filha de um amigo é sequestrada por membros de um cartel mexicano. Determinado a fazer justiça mais uma (última?) vez, ele chega decidido a fazer as pazes com seus demônios.

Dentre tantos longas lançados, o que não faltam são curiosidades. Stallone, por exemplo, havia detestado sua participação no primeiro filme e pediu para que os diretores o cortassem da versão. Ele até mesmo tentou juntar dinheiro e comprar os direitos para si, apenas para poder mexer como quisesse, mas não deu certo. Ainda bem, né?

Quando abraçou o personagem, o ator ficou tão imerso no papel que fez dezenas de horas de treinamento da SWAT, incluindo combate avançado de defesa pessoal, aulas de como manusear armamento pesado, e até mesmo voo e nado com combatentes do exército. Em Rambo II, inclusive, ele começou a dispensar dublês na maior parte das cenas e o filme foi até indicado ao Oscar naquele ano.

O lado bom disso tudo é que a possibilidade de preparar-se para o último capítulo da melhor forma possível — assistindo aos primeiros filmes — está muito mais perto do que você imagina. Isso porque Rambo: Programado Para MatarRambo II – A Missão, e Rambo III, estão disponíveis na plataforma de streaming do Telecine!

Sendo assim, enquanto Rambo: Até o Fim não chega aos cinemas brasileiros, no dia 19 de setembro, que tal fazer aquela maratona com um dos maiores ícones da ação de todos os tempos?

Fonte: Adoro Cinema

Compartilhe