Primeiro carro elétrico autônomo brasileiro será lançado neste semestre


A startup brasileira Hitech Electric deu mais um passo rumo ao lançamento do primeiro carro elétrico autônomo brasileiro. Com sede no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a companhia recebeu um aporte financeiro da Positivo Tecnologia para continuar o desenvolvimento do projeto.

Feito em parceria com o Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o veículo deve ser lançado ainda no primeiro semestre deste ano. No entanto, ele poderá ser utilizado inicialmente apenas em ambientes internos, não podendo circular em vias públicas.


Modelo e.coTech4 (à direita) será adaptado para funcionar de forma autônoma. Foto: Hitech/Divulgação

 

A ideia é que o modelo seja utilizado por empresas para o transporte de materiais ou pessoas. Um exemplo seria o envio de equipamentos de filmagem dentro de grandes sets de gravação. O carro será equipado com câmeras, GPS e outros sensores, podendo ser controlado por computador.

O modelo autônomo será uma versão adaptada do compacto e.coTech4, veículo da Hitech que é atualmente vendido pelo preço inicial de R$ 57.890. Um dos seus diferenciais é ter espaço para até quatro pessoas.

Fonte: TecMundo

Compartilhe