Plants vs. Zombies: veja curiosidades do game que completou 10 anos

Um dos jogos mais criativos dos últimos anos teve poucas sequências, mas muita história para contar.

Plants vs. Zombies foi lançado em maio de 2009 e, desde então, chamou a atenção do mundo todo por sua qualidade e simplicidade nos controles e diversão. O título saiu para diversos consoles, portáteis, celulares e nos computadores, além de ter gerado uma sequência pelas mãos da produtora PopCap. Ao longo de todo esse tempo, há muita história envolvida em sua produção e nos bastidores, veja curiosidades a respeito, a seguir:

Conceito inusitado
Plants vs. Zombies nasceu de um conceito inusitado: como plantas poderiam defender uma casa da invasão de zumbis sedentos por cérebros? Apesar de ser do gênero de “defesa de torres”, o jogo era inovador e inusitado em seu próprio formato, quando foi lançado. Surpreendeu os fãs e o mercado, que não esperava algo nem próximo disso. E por isso fez sucesso.

Plants vs. Zombies trazia uma ideia bem pouco comum — Foto: Divulgação/PopCap

Inspiração em Warcraft 3
Uma das inspirações de Plants vs. Zombies está em Warcraft 3, por sua modificação de defesa de torres, o gênero do jogo. Neste modo os jogadores deveriam defender sua base, apenas posicionando atiradores ao longo do caminho. Muita gente não sabe, mas outra inspiração veio do cardgame Magic The Gathering, com suas estratégias e combos.

Defesa de torres, o gênero do jogo, se inspirou em Warcraft 3 — Foto: Divulgação/PopCap

Legado em WoW
Além de ter sido inspirado em Warcraft 3, Plants vs. Zombies foi homenageado em World of Warcraft, graças a seu legado. O MMORPG da Blizzard chegou a ganhar uma réplica do jogo dentro de seu mundo, totalmente jogável, mas com leves alterações.

Plants vs. Zombies também está em WoW — Foto: Reprodução/YouTube

Referências culturais
Plants vs. Zombies tem muitas referências culturais e homenagens. Há até mesmo um zumbi inspirado em Michael Jackson, graças a seu videoclipe de Thriller, onde o próprio artista imitava um zumbi. Outras referências incluem Led Zeppelin, Doctor Who, Harry Potter e Monty Python.

Zumbi Michael Jackson em Plants vs. Zombies — Foto: Divulgação/PopCap

Compra da PopCap
Em 2011, a PopCap foi comprada pela EA, dona de marcas como The Sims, Star Wars e FIFA. A compra gerou um certo choque entre os fãs, pois a PopCap era uma desenvolvedora independente que conseguiu um grande status de sucesso com games simples. A maior preocupação era que os títulos futuros teriam muitas microtransações, que normalmente são encontradas em jogos da EA. Desde então, a PopCap tem trabalhado em sequências e jogos diversos dentro da sua atual dona.

PopCap foi comprada pela EA — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

A verdadeira sequência
Só em 2013 uma verdadeira sequência de Plants vs. Zombies foi lançada. Chamada de Plants vs. Zombies 2: It’s About Time, ela foi lançada apenas nos celulares Android e iOS e continuam exclusivas dos aparelhos móveis até hoje – sem nem mesmo versões para PC ou portáteis. A continuação trazia mais cenários, plantas e zumbis.

Plants vs. Zombies 2 está só nos celulares — Foto: Divulgação/PopCap

Jogo de tiro
De maneira bem inesperada, um spin-off de tiro chamado Plants vs. Zombies: Garden Warfare foi lançado em 2014, desta vez mirando nos consoles e computadores. Este lançamento fez certo sucesso e já gerou uma sequência. Além disso, ele foi lançado sob a tutela da EA, após a compra da PopCap.

Plants vs. Zombies Garden Warfare é jogo de tiro da série — Foto: Divulgação/EA

A fama passou?
O último jogo de toda a série saiu em 2016 e foi justamente Plants vs. Zombies: Garden Warfare 2. Desde então, nada foi anunciado para a marca, a não por atualizações e piadinhas com os personagens. É possível dizer que a fama de Plants vs. Zombies tenha ficado no passado, pois já são mais de três anos sem ter novidades a respeito.

Quando veremos Plants vs. Zombies de novo? — Foto: Divulgação/PopCap

 

Fonte: Tech Tudo

Compartilhe