fbpx

Pelo telefone: primeiro samba da história completa exatos 102 anos

No dia 27 de novembro de 1916, uma música mudaria para sempre a história do Brasil. Foi lançado oficialmente a música Pelo Telefone, considerado por historiadores e estudiosos como o primeiro samba a ser lançado no país.

Ernesto dos Santos, o Donga, registrou a canção na Biblioteca Nacional. Há quem diga que ele não foi o único autor da canção, que foi feita em conjunto durante uma festa no centro do Rio de Janeiro.

Além de Donga, João da Baiana e Pixinguinha (outros grandes nomes do gênero) frequentavam o local, e mesmo um ano após o registro, Donga incluiu o jornalista Mauro de Almeida como um dos compositores da canção.

Aparentemente, pelo menos outras nove canções foram registradas anteriormente como sendo parte do ritmo samba. No entanto, o fato inegável é que nenhuma delas atingiu a popularidade da música mais tocada no carnaval de 1917.

Falecendo aos 84 anos, Donga poderia ter certeza que a música que ele registrou mudou a história e modificou pra sempre a identidade de um país.

Fonte: Aventuras na História

Conteúdos Relacionados

 

Ingressos

O benefício da meia-entrada é válido para Estudantes / Doadores de Sangue / Idosos / PCD / Professores / Portadores do Voucher Geek City e descontos de parceiros.