Patente da LG prevê celular transparente com design dobrável

Fabricante afirma que o smartphone não deve chegar tão logo

A LG garantiu a patente para a ideia de um celular bem diferente: seria um modelo transparente com design dobrável. Segundo o portal The Verge, o pedido estava no órgão de patentes dos Estados Unidos desde 2015, mas só agora foi concedido à sul-coreana. Apesar da nova tecnologia em desenvolvimento ao redor do mundo, trata-se apenas de uma patente e não há previsão de lançamento de aparelhos dobráveis pela fabricante.

A empresa disse ainda no início desse ano que é muito cedo para se lançar no mercado de dobráveis. Mesmo com anúncios das rivais Samsung e a Huawei neste segmento, a LG não espera trazer o telefone dobrável transparente num futuro próximo.


LG recebe patente de celular dobrável e transparente — Foto: Reprodução/LG (USPTO)

O documento mostra um smartphone em que a tela ocupa praticamente toda a superfície frontal, com espaço opaco para bateria. Ele seria flexível e transparente, com possibilidade de ser dobrado para o formato smartphone ou expandido para o modo tablet. Já as bordas seriam arredondadas, estreitas e translúcidas.

Quando o smartphone está aberto fica composto por duas partes que podem exibir conteúdos independentes. O grau de transparência depende da angulação do aparelho. Quanto mais dobrado, mais transparente fica. O usuário pode operar o telefone fechado pela parte traseira e dianteira, além de ver sua mão através da tela.


Celular dobrável transparente da LG funciona com tela traseira dobrada — Foto: Reprodução/LG (USPTO)

No conjunto de câmeras, o aparelho deve contar com uma frontal simples e um sistema com várias lentes na parte traseira, incluindo a tecnologia de sensor a laser para detecção de objetos com profundidade, possivelmente para criação de imagens 3D.


Smartphone dobrável e transparente da LG em formato tablet — Foto: Reprodução/LG (USPTO)

Mesmo apresentando essas descrições, a fabricante ainda discute algumas variações que visariam a aumentar a autonomia e a experiência do usuário.

A LG já vem investindo em expansão de telas. Na feira de mobilidade que ocorreu em Barcelona recentemente, a fabricante anunciou uma capinha Dual Screen que pode duplicar a tela do aparelho aumentando o espaço utilizável quando aberta de 104º a 180º.


Capinha da LG que reconhece e aumenta a tela utilizável — Foto: Divulgação/LG

A capinha seria uma alternativa para competir com os telefones dobráveis. Ela apresenta uma tela OLED de 6,2 polegadas e funciona com o smartphone LG V50 ThinQ. Apesar de aumentar a área do display, é possível exibir duas telas diferentes em full screen, segundo a fabricante.


Celular com tela dobrável: conheça o primeiro smartphone com display flexível

 

Fonte: Tech Tudo

Compartilhe