O que podemos esperar do PlayStation 5

Tudo o que a Sony já divulgou até agora sobre o novo console: mais potência, retrocompatibilidade com PS4, mais velocidade na leitura de arquivos e mais!

A Sony enfim divulgou as primeiras informações oficiais sobre o PlayStation 5. Ainda sem previsão de lançamento, o sucessor do PS4 deve, como de costume, oferecer mais potência para games, além de diversos novos recursos. A fabricante japonesa já falou um pouco sobre o que podemos esperar do futuro console – o Olhar Digital juntou as principais informações oficiais e também alguns rumores.

Hardware

O PlayStation 5 será mais poderoso do que o PS4 Pro, obviamente. Apesar da Sony não ter divulgado em detalhes quão mais potente o novo console será, a fabricante deu algumas informações sobre tecnologias que serão incorporadas e podem ajudar a dar uma ideia do que virá por aí.

O processador adotado será um de oito núcleos baseado na linha Ryzen, da AMD. A GPU será uma versão customizada do Radeon Navi, também da AMD. O console vai ter suporte à tecnologia Ray Tracing – que oferece mais realismo na iluminação de objetos tridimensionais – e também uma unidade de áudio 3D.

Uma mudança que promete fazer bastante diferença na vida dos jogadores, apesar de não parecer tão interessante em um primeiro momento, é a substituição do disco rígido por uma nova unidade que, de acordo com a Sony, é mais veloz inclusive do que SSDs atuais.

Com isso, a Sony afirma que o tempo de carregamento de um jogo no PS5 será muito menor do que nos consoles atuais. Como exemplo, a empresa diz que uma tela de loading de 15 segundos no PS4 Pro seria reduzida a 0,8 segundo no PS5.

Controle

Nada foi divulgado sobre o futuro controle do PlayStation 5, mas patentes registradas pela Sony podem nos dar uma ideia do que esperar. Uma delas fala sobre a inclusão de uma tela sensível ao toque ao acessório.

A patente em questão foi registrada em 2018 pela Sony e cita um controle parecido com o atual DualShock 4, mas com uma tela sensível ao toque – possivelmente no lugar do atual touchpad do controle do PS4.

Patentes não necessariamente resultam em produtos finais, e pode ser que a Sony tenha estudado, mas decida não adotar a tecnologia na versão definitiva do controle.

Em relação ao design do controle, é difícil imaginar algo muito diferente do DualShock 4: a configuração de botões já está bem estabelecida entre fabricantes e dificilmente será modificada na próxima geração, e, no geral, jogadores elogiam bastante o controle do PS4.

Jogos: físicos, digitais, via streaming?

Todas as opções acima! A Sony confirma que o PS5 vai manter um leitor de mídia física, embora não tenha detalhado qual tipo de mídia será usada – o PlayStation 4 lê discos Blu-ray. Mas ele deve manter o acesso à loja PlayStation Store, e, consequentemente, a opção de baixar games digitais. Ou seja, em relação à forma de rodar games, o PS5 não será nada diferente dos consoles atuais.

E, por fim, a Sony já oferece em algumas partes do mundo o serviço de streaming PlayStation Now. Considerando que nomes como Microsoft e Google estão investindo na área, é difícil imaginar que o PS5 não seja compatível com o serviço. Resta saber se a Sony planeja expandir o PlayStation Now para outras partes do mundo – atualmente, o serviço funciona nos EUA, Japão, Canadá e parte da Europa.

Retrocompatibilidade

Um recurso confirmado para o PS5 e que não deu as caras no PS3 é a compatibilidade nativa com jogos do console antigo. No caso, quem comprar um PlayStation 5 vai poder rodar todos os games do PS4 sem dificuldade alguma, de acordo com a Sony.

Resta saber se a retrocompatibilidade vai se limitar ao PS4 ou não. A principal concorrente da Sony é a Microsoft, que, no Xbox One, oferece a possibilidade dos jogadores aproveitarem títulos do primeiro Xbox e também do Xbox 360, com truques de software que oferecem mais qualidade de imagem em relação ao lançamento inicial.

Será que o PS5 vai rodar jogos de PS3 também?

Se a Sony não quiser ficar para trás, pode desenvolver uma tecnologia que possibilite desfrutar jogos de consoles antigos – o primeiro PlayStation, o PS2, o PS3 e quem sabe até os portáteis PSP e PS Vita – com melhorias no PS5. Por enquanto isso é apenas especulação – a Sony não falou nada oficialmente sobre essa possibilidade.

PlayStation VR

A realidade virtual continua sendo importante para a Sony, e o PS VR será compatível com o PS5. É possível que uma atualização seja lançada para fins de compatibilidade, mas a ideia é que os modelos atuais do visor de realidade virtual continuem funcionando perfeitamente com o novo console.

E não há motivos para a Sony abandonar o visor de realidade virtual. De acordo com a fabricante, mais de 4,2 milhões de unidades do PlayStation VR foram comercializadas desde o seu lançamento em 2016, superando os principais concorrentes como Oculus Rift e HTC Vive.

Disponibilidade e preço

Tudo o que sabemos é que o PS5 não sai em 2019. Ele pode sair em 2020, ou pode ficar para 2021, quem sabe, mas o fato é que ele não será lançado por enquanto. Em 2020, o PS4 completará sete anos no mercado. Foi o mesmo tempo que o PS3 ficou antes do lançamento do atual console da Sony – um indício de que está na hora da nova geração do PlayStation.

Em relação ao preço, é difícil saber, mas os US$ 400 cobrados pelo PS4 no lançamento são considerados fundamentais para o sucesso do console. Enquanto isso, a Microsoft tentava vender o Xbox One por US$ 500. No lançamento do PS4 Pro, a mesma faixa de preço foi mantida. É provável que a Sony tente manter o mesmo preço para o futuro PS5, no entanto, é difícil dizer agora o que esperar do preço.

 

Fonte: Olhar Digital

Compartilhe