O primeiro spam do mundo surgiu há mais de 40 anos

Neste dia, em 1978, um gerente de marketing teve uma revolucionária ideia: enviar uma mensagem de propaganda não solicitada para centenas de uma só vez

Era 3 de maio de 1978 e Gary Thuerk, gerente de marketing da empresa Digital Equipment Corporation (DEC) queria divulgar a inauguração de lojas da empresa, pioneira na produção e venda de computadores, em Los Angeles e San Mateo, na Califórnia. Os eventos apresentariam os computadores mais recentes da empresa, e Thuerk precisava chamar a atenção de possíveis consumidores.

Para isso, usou a Arpanet (Advanced Research Projects Agency Network, “Rede da Agência de Pesquisas em Projetos Avançados”), rede que conectava o governo norte-americano aos departamentos de pesquisa das universidades e na qual surgiria o protocolo TCP-IP, a espinha dorsal da Internet. Quebrando qualquer regra de conduta da rede surgida para ser puramente militar e educativa, em vez de escrever individualmente para cada convidado, Thuerk decidiu enviar todos os convites de uma vez.

Um dos produtos vendidos pela DEC/ Crédito: Reprodução

Foi assim que ele enviou o primeiro e-mail de spam, sem saber que iniciava uma praga. A mensagem — em caixa alta, para piorar — chegou à caixa de entrada de cerca de 400 dos 2600 usuários da ARPANET, a maioria formada por cientistas da computação:

A DIGITAL VAI FAZER UMA APRESENTAÇÃO DOS NOVOS MEMBROS DA FAMÍLIA DECSYSTEM-20; O DECSYSTEM-2020, 2020T, 2060, E 2060T. A FAMÍLIA DE COMPUTADORES DECSYSTEM-20 EVOLUIU DO SISTEMA OPERACIONAL TENEX E DO DECSYSTEM-10.

O DECSYSTEM-2060T E 2020T OFERECEM SUPORTE TOTAL À ARPANET, POR MEIO DO SISTEMA OPERACIONAL TOPS-20.

O DECSYSTEM-2060 É UMA EXTENSÃO DO ATUAL DECSYSTEM 2040 E DA FAMÍLIA 2050.

O DECSYSTEM-2020 É UM NOVO MEMBRO DA FAMÍLIA DECSYSTEM-20 E TEM SOFTWARE TOTALMENTE COMPATÍVEL COM TODOS OS OUTROS MODELOS DECSYSTEM-20.

NÓS CONVIDAMOS VOCÊ A VIR CONHECER O 2020 E OUVIR SOBRE A FAMÍLIA DECSYSTEM-20 NAS DUAS APRESENTAÇÕES QUE ACONTECERÃO ESTE MÊS, NA CALIFÓRNIA. OS LOCAIS SERÃO:

TERÇA-FEIRA, 9 DE MAIO DE 1978 – 14H

HYATT HOUSE (PRÓXIMO AO AEROPORTO DE LOS ANGELES)

LOS ANGELES, CALIFÓRNIA

QUINTA-FE9RA, 11 DE MAIO DE 1978, 14H

DUNFEY’S ROYAL COACH

SAN MATEO, CALIFÓRNIA

UM 2020 ESTARÁ LÁ PARA VOCÊ VER, ALÉM DE TERMINAIS ON-LINE COM OUTROS DECSYSTEMS-20. SE VOCÊ NÃO PODERÁ COMPARECER, SINTA-SE À VONTADE PARA ENTRAR EM CONTATO COM O ESCRITÓRIO DA DEC MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ PARA SABER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A INCRÍVEL FAMÍLIA DECSYSTEM-20.

Com o primeiro spam nasceu também a guerra contra ele. Muitas pessoas que receberam o e-mail ficaram furiosas. As autoridades norte-americanas repreenderam Thuerk, e a pequena comunidade da Arpanet passou a questionar o funcionamento da rede. Thuerk, no entanto, teve algum sucesso: recebeu e-mails de pessoas interessadas e conseguiu fazer algumas vendas.

O nome Spam surgiu em 1993 em grupos de discussão na Usenet, outra rede percursora da Internet. Referia-se então a mensagens indesejadas de usuários, e fazia referência à uma memorável esquete do grupo Monty Python, no qual um restaurante tem Spam (presunto em lata) em todos os itens do cardápio.

Quando a Internet foi aberta ao uso comercial, no ano seguinte, tudo estava pronto para a invasão do anúncio indesejado. Já em 1996 surgia o primeiro anti-spam.

Compartilhe