NASA recupera sonda em Marte com pancada

Usando uma estratégia bastante arriscada, a NASA resolveu recuperar a InSight, que está no solo de Marte, com uma pancada na própria estrutura, usando o braço robótico do veículo, que tem uma pá na extremidade. A sonda de escavação ficou presa na superfície do Planeta Vermelho devido ao peso do conteúdo que ela mesma cavou.

A NASA tentou outros movimentos antes de usar o braço da InSight, mas não obteve sucesso. Sendo assim, usar a pá da sonda para dar balançar todo o objeto surgiu como a última alternativa. Apelidado de toupeira, o dispositivo ficou preso porque os cientistas não esperavam que o solo de Marte fosse tão pesado.

Movimento arriscado

Embora tenha tido sucesso, a agência espacial reconheceu que o movimento foi arriscado e poderia ter danificado a sonda. Nas extremidades do equipamento ficam localizadas as linhas de energia e comunicação; mesmo que tudo permanecesse intacto, se as linhas fossem rompidas a InSight poderia ficar inativa ou sem possibilidade de controle remoto.

Felizmente, os engenheiros tinham treinado movimentos desse tipo por meio de simulação, o que  permitiu que alcançassem uma maior margem de acerto.

A missão da “toupeira”

A missão da InSight é penetrar o solo de Marte para analisar as variações de temperatura no interior do planeta e compará-las com as apresentadas na Terra. Como a pancada com a pá resolveu o problema de soterramento, a NASA disse que pode utilizar a tática outras vezes, caso seja necessário.

Fonte: Tecmundo

Compartilhe