Música das galáxias: Kraftwerk convida astronauta em órbita para tocar ao vivo

Em atividade desde 1970, a banda Kraftwerk é reconhecida como pioneira da música eletrônica e por seu estilo cosmic-disco e space-pop, que traz referências espaciais em sua música e em seu visual.

Para manter essa tradição, o grupo alemão promoveu um encontro épico para encerrar seu show na última sexta-feira (20), no Jazz Open Festival, em seu país natal.

O quarteto convidou ninguém menos que um astronauta em órbita para ajudá-lo a apresentar a faixa “Spacelab”.

Também alemão e uma das seis pessoas que estão atualmente no espaço, Alexander Gerst se apresentou diretamente da Estação Espacial Internacional (EEI), que fica a nada menos que 408 quilômetros acima do mar. O astronauta permanecerá em órbita até Dezembro deste ano.

Além de tocar um trecho da faixa em sintetizadores virtuais configurados em um tablet, Gerst comparou a EEI ao título do sétimo álbum de estúdio do Kraftwerk, The Man-Machine (1978), de onde veio “Spacelab”, música nomeada após a Nasa desenvolver um laboratório espacial reutilizável naquela época:

“A EEI é um Homem-Máquina, a máquina mais complexa e valiosa que a humanidade já construiu.”

Ele também falou um pouco sobre sua missão na EEI:

“Aqui, no Laborotarório Europeu Columbus, o sucessor do Spacelab, a Agência Espacial Europeia está pesquisando coisas que melhorarão a vida diária na Terra. Mais de 100 nações diferentes trabalham juntas pacificamente aqui e realizam trabalhos que apenas uma nação jamais poderia alcançar. Nós estamos desenvolvendo tecnologias a bordo da EEI para crescer além de nossos horizontes atuais e nos preparar para levar novas espécies para o espaço, para a Lua e para Marte.”

Esperamos que Gerst tenha uma vida longa e próspera, ao infinito e além, para ter sucesso em suas pesquisas.

Assista a seguir como foi essa colaboração única entre os alemães:

Fonte: TMDQA

 

Compartilhe