Microsoft anuncia controle para pessoas com dificuldades motoras

Embora a indústria de games seja uma das maiores do mundo, ainda há um longo caminho para percorrer quando se trata de acessibilidade e inclusão. Felizmente, parece que estamos um passo mais próximo de um mundo ideal, agora que a Microsoft anunciou um novo controle para pessoas com dificuldades motoras, que pode ser usado no Xbox One ou no PC.

O Xbox Adaptive Controller é um dispositivo retangular, poucos botões e dois grandes círculos, que servem como os analógicos. Eles não são sensíveis ao toque, mas são sensíveis à pressão, permitindo que mesmo alguém que não consegue exercer muita força possa controlá-lo. Cada um faz um som diferente, facilitando a compreensão do que acontece.

Mas a grande sacada deste controle é que ele é modular e pode ser adaptado (daí o nome). Na parte de trás existem 19 entradas de 3,5mm, cada uma representando um botão do controle tradicional. Jogadores podem simplesmente conectar diferentes acessórios para associá-los ao respectivo comando, seja um grande botão, alavancas, dispositivos de sopro e outros.

Estes acessórios podem ser trocados a qualquer momento, sem a necessidade de parar o jogo ou reiniciar o console. Na parte principal do controle ainda existe um botão que funciona como atalho para até três configurações diferentes. Desta forma é possível encontrar uma combinação que atenda da melhor forma possível às necessidades do jogador.

Outra função que pode ajudar é o modo copiloto, com o qual um segundo jogador pode colaborar ao controlar o mesmo personagem.

O desenvolvimento do aparelho foi feito com a ajuda da AbleGamers, da Warfighter Engaged, da SpecialEffect, do Craig Hospital e da Cerebral Palsy Foundation.

O Xbox Adaptive Controller chegará às lojas ainda neste ano e deve custar US$ 100 (aproximadamente R$ 366, sem contar taxas).

Fonte: Jovem Nerd

Compartilhe