Microsoft anuncia compra da Bethesda Softworks

A Microsoft anunciou na segunda-feira (21) que chegou a um acordo para comprar a ZeniMax Media, dona da Bethesda Softworks.

Com a aquisição, as desenvolvedoras Arkane, id Software, MachineGames, Tango Gameworks, Alpha Dog e Roundhouse Studios também passam a fazer parte do Microsoft Studios, assim como a Bethesda Game Studios e ZeniMax Online Studios. A Bethesda é conhecida por franquias como Fallout, Dishonored, Wolfenstein, Quake e The Elder Scrolls, entre outras.

O anúncio também revelou que as franquias da Bethesda passarão a fazer parte do catálogo do Xbox Game Pass, mas não especificou quando isso acontecerá.

Phil Spencer, chefe da divisão de XBOX, afirmou que está “empolgado em ver o planejamento com os futuros jogos da Bethesda, com alguns anunciados e vários não revelados”.

O Bloomberg reportou que a transação foi de US$ 7,5 bilhões, tornando-se a maior compra da história dos videogames.

Mesmo com a compra, os títulos Ghostwire: Tokyo e Deathloop vão continuar sendo temporariamente exclusivos dos consoles da Sony, como já estava acordado antes dos estúdios responsáveis serem adquiridos pela Microsoft. Estima-se que a transação será completada na segunda metade do ano fiscal de 2021, ou seja, até 30 de junho de 2021.

Pete Hines, vice-presidente sênior de marketing e comunicação global da Bethesda, afirma em comunicado oficial que a empresa não vai mudar:

[…] Ainda somos a Bethesda. Ainda estamos trabalhando nos mesmos jogos de ontem, feitos pelos mesmos estúdios que trabalhamos por anos, e esses jogos serão publicados por nós.

Compartilhe