Meme of Thrones: relembre os memes que foram inspirados pela série

O inverno chegou, e a Longa Noite está acabando: no próximo domingo (18) a HBO irá transmitir o último episódio de Game of Thrones, colocando um ponto final na série que foi um dos grandes fenômenos culturais dos últimos anos e muito provavelmente a última série de TV em que nos reunimos em volta do aparelho e sentimos a necessidade de assistir ao episódio no momento em que ele é transmitido.

O fim de Game of Thrones é um marco não apenas para a TV — pois é o fim da produção mais cara e expansiva já produzida para a mídia — como também o possível fim de um modo de assistir TV, em que nos sentíamos compelidos a, em determinado dia e hora, parar tudo que estivéssemos fazendo em nossas vidas e dedicar a próxima hora olhando atentamente para aquela tela. Por isso, durante as próximas duas semanas, faremos uma série de matérias especiais aqui no Canaltech sobre Game of Thrones como forma de nos prepararmos para o fim e entendermos as implicações que as escolhas tomadas pela série terão para os potenciais livros que George R.R. Martin ainda irá lançar.

AVISO DE SPOILER: Esta matéria pode conter spoilers das sete primeiras temporadas de Game of Thrones. Então, se você não está em dia com a série, proceda com cautela.

Existem duas regras básicas que regem a internet como um todo: se algo existe, é possível achar uma versão pornô ou um meme sobre isso online. A rede, criada na década de 70 como uma forma de permitir a comunicação instantânea entre pessoas de todo o mundo, em 2019 é basicamente uma enorme fábrica de piadas e memes que funciona 24h por dia. Basicamente tudo o que acontece no mundo se torna vítima das engrenagens cômicas da internet: de pronunciamentos do Papa a vídeos de gatinhos, de ataques terroristas a comerciais de sabonete, de discursos políticos a gafes do telejornal. E, claro, Game of Thrones também foi um assunto muito memetizado.

Desde a estreia da primeira temporada em 2011, a série se tornou uma ótima fonte de combustível para criadores de memes de todo o mundo. Durante esses oito anos utilizamos as características mais estranhas dos personagens e momentos mais marcantes da trama para compartilhar nossos sentimentos para com o mundo. Conforme nos aproximamos do último episódio de Game of Thrones, essa é a hora perfeita para relembrarmos alguns dos melhores memes que a série nos proporcionou em quase uma década.

Ned Stark

O “pai” de todos os memes de Game of Thrones e um dos mais conhecidos inspirados pela série, Ned Stark avisando sobre o inverno se tornou uma verdadeira mania desde a primeira temporada da série. Até hoje o meme é usado para avisar sobre eventos inevitáveis, desde spoilers para a atual temporada da série até mesmo, ironicamente, à chegada de uma frente fria de início de inverno.

Jon Snow que não sabe de nada

A segunda temporada foi uma das mais importantes para o crescimento de Jon Snow como personagem: ele descobriu que os “selvagens” eram pessoas que sofriam as mesmas coisas e tinham os mesmos medos do resto da população de Westeros, perdeu a virgindade e acabou entrando para a posteridade como motivo da piada de um dos memes mais compartilhados da época. Quando Ygritte olha para Jon Snow e fala que ele não sabe de nada, a cena quase que instantaneamente foi transformada em meme e espalhada pela internet. Até hoje ainda é usada em discussões pelas redes sociais como “argumento”.

Jon Snow contra todo mundo

A “Batalha dos Bastardos” não apenas teve algumas das cenas de ação mais legais da série, como também ficou na memória de todos o momento em que Jon Snow, sozinho, saca a espada para enfrentar toda a cavalaria dos Bolton. O ato de bravura não apenas serviu para mostrar como Jon estava pronto para morrer por aquilo em que acreditava, mas também se tornou um meme usado pela internet para revelar opiniões controversas, como falar que adora uva passa no arroz.

Tyrion dançando

Uma das cenas mais importantes e tensas da quarta temporada ocorreu no episódio 6, quando Tyrion é julgado por supostamente ter assassinado o Rei Joffrey durante sua festa de casamento. Apesar da cena ter sido uma das mais carregadas de tensão da temporada, os videos de bastidores de gravação mostram o anão fazendo piada com o momento e entrando dançando na corte que irá pedir sua cabeça. Logicamente, a cena de Tyrion dançando não foi mostrada no episódio, mas ela fez sucesso na internet e rapidamente se tornou o meme perfeito para aqueles que sabem que estão ferrados, mas preferem rir da própria desgraça.

Palmas sarcásticas de Joffrey

No último episódio da primeira temporada de Game of Thrones não foi apenas Ned Stark que perdeu um de seus membros superiores: após a decapitação do chefe dos Starks, o Rei Joffrey recebe em sua corte um artista que vinha fazendo muito sucesso nas tabernas da cidade com uma música que tirava sarro do falecido Rei Robert. Joffrey pede que ele cante a tal música e, ao final da apresentação, pergunta para o artista se ele prefere perder os dedos ou a língua e, ao responder que toda pessoa precisa das mãos para viver, o carrasco real rapidamente o segura para não fugir e corta a língua dele na frente de todos os presentes. Mas, mais do que a brutalidade da cena, o que entrou para a posteridade são as palmas sarcásticas de Joffrey, que até hoje são usadas pelo “povo da internet” para “elogiar” alguém que acha que está arrasando, mas na verdade está passando a maior vergonha.

O “tapão” de Tyrion

No segundo episódio da série, o príncipe Joffrey já mostrava que seria um dos personagens mais irritantes de Game of Thrones e, quando ele tentou fazer toda a pose de menino mimado fodão pra cima de seu tio Tyrion, o anão botou o jovem no lugar dando-lhe três belos tapões. A cena não apenas fez os fãs da série se sentirem vingados, mas também acabou se tornando um meme ótimo para ser usado em discussões quando alguém está se achando demais ou só está falando asneiras.

Vergonha pra tu e pra tua vaca

O último episódio da quinta temporada de Game of Thrones será sempre lembrado como aquele em que vimos Cersei despir-se literalmente de seu orgulho e andar nua pelas ruas de Porto Real para se redimir de seus pecados. Mas, mais do que a nudez da rainha, o que ficou em nossas cabeças foi mesmo a septã batendo um sino e gritando “shame” (“vergonha” em português) durante todo o caminho da monarca, sempre com a mesma cara impassível e completamente avessa à todo o caos que acontecia ao seu redor, com os populares se aproveitando para apalpar o corpo nu da rainha e acertá-la com frutas e verduras podres e esterco. A septã focada em sua função e em seu sino acabou se tornando um meme natural da internet e ainda é utilizado em discussões e postagens quando alguém está passando muita vergonha.

Tormund & Brienne

O enorme selvagem Tormund Giantsbane só havia tido um único amor em sua vida: uma ursa. Mas, ao ver a enorme Brienne chegando ao acampamento em armadura completa de batalha, foi amor à primeira vista para Tormund, que ficou completamente enfeitiçado pela beleza da guerreira. Mas, infelizmente para nosso Romeu, o sentimento não era mútuo e tudo que a guerreira mostrava para ele era desprezo — e essa cena entre eles acabou se tornando um dos memes mais utilizados até hoje por todos aqueles que não são correspondidos por seus crushs.

Daenerys falsa

Seguindo o conselho de seus assessores, no segundo episódio da última temporada de Game of Thrones, a Mãe dos Dragões se esforçou para tentar acabar com a briga que havia entre ela e Sansa, Lady de Winterfell e irmã de seu amado Jon Snow, e usar as semelhanças entre elas para tentar uma aproximação que poderia se tornar amizade. Mas o sorriso extremamente falso de Daenerys não apenas atrapalhou essa tentativa de mostrar boa vontade da moça, mas também rapidamente se tornou um meme que pode ser usado em qualquer situação onde você precisa fingir que gosta de alguém que na verdade não suporta.

Fonte: Canal Tech

Compartilhe