Liniker e Os Caramelows abrem o foco e expandem o canto no segundo álbum

Liniker e Os Caramelows abrem o foco no segundo álbum, Goela abaixo, lançado hoje, 22 de março, em edição independente desse grupo paulista projetado em 2015 com o EP Cru.

Com exposição de obra inédita criada pela artista plástica Domitila de Paulo para o disco, a capa de Goela abaixo traduz na variada palheta de cores a expansão do foco do álbum produzido por Rafael Barone, baixista do grupo liderado pela cantora e compositora paulista Liniker de Barros.

Três anos após apresentarem um bom primeiro álbum, Remonta (2016), de som orgulhosamente negro, decalcado das matrizes do funk, do soul e do R&B norte-americanos, Liniker e os Caramelows abrem o leque em direção às baladas, dominantes na metade final de Goela abaixo.

Capa de ‘Goela abaixo’, segundo álbum de Liniker e os Caramelows — Foto: Arte de Domitila de Paulo

Essa abertura é feita sem diluir a origem black do grupo, reiterada na batida funk-soul de Beau, música de letra bilíngue com costura de versos em português e inglês, cantados com evocação de sons dos anos 1960 em gravação feita com órgão etíope.

O canto de Liniker também se expande, como fica explicito nas notas alongadas ao fim de Intimidade, balada conduzida pelo piano de Fernando TRZ, e na intensidade do registro vocal da visceral Gota, outra balada de repertório pautado por ardências afetivas.

Talvez tenha havido certa dispersão conceitual na elaboração de um disco gestado ao longo de dois anos, entre 2016 e 2018, enquanto o grupo transitava por cerca de 20 países em turnê pelo mundo.

Liniker e os Caramelows apresentam baladas como ‘Gota’ e ‘Claridades’ no álbum — Foto: Leila Penteado / Divulgação

A rota intercontinental do álbum Goela abaixo inclui escala em Portugal, país onde foi gravada uma das melhores músicas do repertório majoritariamente autoral do disco, Amarela paixão, faixa formatada em Lisboa, no Estúdio da Estrela, de Mallu Magalhães e Marcelo Camelo. Amarela paixão é canção iniciada em tempo de delicadeza que termina climática.

Composição inédita de Giovani Cidreira, a balada Claridades adensa o clima com a combinação do toque de piano – instrumento sobressalente na arquitetura do disco – com o coro de vozes febris que encorpam progressivamente a faixa.

Tal como a já mencionada faixa Intimidade, a balada Claridades foi gravada na casa da vocalista Liniker Barros, na cidade de São Paulo (SP). Em outra latitude, Calmô – música de lavra antiga, mas inédita em disco até ser lançada em outubro de 2018 como o segundo single do álbum, sucedendo Lava – foi captada em estúdio de Berlim, na Alemanha.

Já Bem bom, parceria de Liniker com a carioca Mahmundi, parece vir de outra galáxia musical, sugerindo certa luminosidade pop, bissexta em disco pautado por baladas mais opacas.

Liniker e Os Caramelows lançam disco gravado entre Brasil, Portugal e Alemanha — Foto: Leila Penteado / Divulgação

Entrecortado por texto que soa deslocado no meio das 12 músicas, tendo gerado a faixa intitulada justamente Textão, o álbum Goela abaixo empurra conceito de urgência que nem sempre resulta uno.

A unidade é mais evidente no canto abundante de Liniker Barros. A fartura vocal de Goela abaixo é nítida desde a introdução do disco, Brechoque, até a derradeira música, Goela, encorpada com coro feminino formado por cantoras como Tássia Reis, Mel Gonçalves, Lina Pereira, Josyara, Juliana Strassacapa (integrantes da banda Francisco El Hombre), Ayiosha Avellar, Natália Nery, Grasielli Gontijo e Renata Éssis.

Tantas cores e tanto canto cumprem a função de manter a aura hype em torno de Liniker Barros e os Caramelows. (Cotação: * * *)

Fonte: G1

Compartilhe