iOS 13: tudo sobre o novo sistema operacional do iPhone

A Apple realiza nesta segunda-feira (3) a Worldwide Developers Conference e, como muita gente já esperava, um dos grandes destaques foi o sistema operacional para dispositivos móveis. Além do Modo Noturno, que aos poucos se torna onipresente em todas as plataformas, o iOS 13 otimiza o desempenho, diminui o consumo de energia e mostra algumas novas funcionalidades bem interessantes.

O desbloqueio facial ficou 30% mais rápido, assim como os apps abrem 2 vezes de maneira mais ágil. Os pacotes de atualização ocupam menos espaço, são 60% menores. Os lembretes foram melhorados, de forma intuitiva, para que você possa taggear os contatos e usar a assistente Siri de forma mais eficiente e esperta. O Apple Maps ganharam mais detalhes e contam mais referências e vêm com as opções de privacidade ligadas por padrão.

Fonte: Apple

Bem, o Dark Mode com interface preta e cinza serve não somente para preservar seus olhos da luz intensa como também vem para reduzir o uso de bateria. A acessibilidade ganha mais opções com suporte de mouse para o iPad e um novo teclado, no estilo SwiftKey, que permite usar o teclado virtual com gestos para soletrar palavras.

Privacidade e mensagens
Como a GDPR está aí a Apple bateu forte na tecla de privacidade, não somente para o Maps. O login com seu Apple ID permite que você use outra alternativa de credencial em apps de terceiros do que a de redes sociais (vide Facebook). Essa solução usa, por exemplo, emails alternativos criados randomicamente apenas para preencher os requisitos básicos da plataforma — de forma que sua verdadeira conta fique preservada.

Fonte: Apple

O HomeKit Securo Vídeo agora criptografa o conteúdo captado nas câmeras de segurança da casa e criptografa no próprio dispositivo local antes de ser enviado todo codificado para a nuvem — de forma que nem mesmo a Apple possa saber o que há no material.

Fonte: Apple

As mensagens agora possuem um novo sistema que usa os “Memojis”, avatares especiais para os contatos.

Câmera, AirPods e Siri
A câmera nativa do iOS 13 possui iluminação otimizada, como se você estivesse em estúdio e recursos de edição e personalização com maior variedade de filtros. Os vídeos não foram esquecidos e recebem as mesmas aplicações, inclusive com a possibilidade de rotacionar vídeos. O uso de inteligência artificial para montagem de álbuns e visualização do conteúdo captado — como álbuns gerados automaticamente e o as fotos obtidas por dia ou ano.

Os AirPods agora vão interagir de maneira mais esperta com a Siri, com a assistente digital lendo suas mensagens sem que você tenha que usar as mãos para ouvir e responder. Outra coisa bacana é o Audio Sharing, que permite compartilhar o que você está escutando no momento com outra pessoa com iPhone.

Fonte: Apple

O HomePod também ganhou comunicação mais fluída com a Siri, reconhecendo as músicas que estão sendo executadas e transferindo para o gadget. O CarPlay, que não é popular por aqui, ganha o app de música Pandora e compatibilidade com o Waze.

iPadOS
Muita gente reclamava que o iOS deveria se dedicar melhor ao iPad, que precisa lidar com certas particularidades. Agora, foi exatamente isso que a Apple fez. Para começar, ficou mais fácil e intuitivo deslizar e separar o conteúdo em múltiplas janelas.

Você pode tocar e segurar os links para exibir uma visualização pop-up e arrastar uma janela de composição do correio para o lado para fazer observá-la em uma seção dividida. Se você tocar em um aplicativo do dock enquanto ele estiver na exibição de exposição, mostrará todas as instâncias desse aplicativo.

Fonte: Apple

Pequenos detalhes, como barra de rolagem para conteúdo grande, experiência mais fluída no Safari e multitouch com otimização da tela sensível ao toque, com três pinças formadas pelo, são algumas das boas adições do iPadOS. A Apple Pencil possui uma resposta bem mais precisa, com latência diminuída de 20 ms para 9 ms.

A previsão é de que o iOS 13 chegue aos dispositivos a partir de setembro.

Fonte: TecMundo

Compartilhe