Google coloca IA para cuidar do resfriamento de seus servidores

Depois de dois anos aprendendo com humanos a controlar a temperatura de data-centers da Google, uma inteligência artificial feita pela Deep Mind agora assumiu a responsabilidade de manter a temperatura desses espaços baixa o suficiente para que os servidores da gigante das buscas funcionem adequadamente.

O software da Deep Mind — que é um braço da Alphabet, a empresa que é dona da Google — foi desenvolvido para “prever como combinações diferentes de ações potenciais podem afetar o consumo de energia” dessas instalações. E foi justamente isso que a IA conseguiu fazer, tanto que, agora, ela é capaz de controlar a temperatura dos data-centers obtendo informações de sensores dentro dos servidores e também do ambiente externo.

“Esse sistema de IA identifica quais ações podem minimizar o consumo de energia ao passo que satisfaz a um robusto conjunto de regras de segurança. Essas ações são enviadas para os data centers, onde são verificadas pelo controle humano local e então aplicadas”, diz a Google em um comunicado oficial.

Com isso, a Google destaca que os operadores sempre terão controle sobre as ações que serão de fato implementadas no data center. Mesmo assim, o uso de IA nesse sistema de resfriamento fez com que os data-centers da Google se tornassem algo entre 12% e 30% mais eficientes no consumo de energia.

Fonte: TecMundo

 

Compartilhe