Fundador do Snapchat diz que TikTok vai superar o Instagram

O Snapchat foi pioneiro em algumas das funcionalidades que hoje estão nas redes mais populares do planeta, em especial a possibilidade de veicular curtos – e efêmeros – vídeos — algo presente nos “Stories” de todas as plataformas do Facebook. Agora, seu criador, Evan Spiegel, afirma que o TikTok, app chinês baseado em posts musicais e que vem conquistando o mundo, tem tudo para vencer o Instagram. O utilitário asiático já tirou a terceira posição da plataforma em questão entre mídias sociais mais baixadas do planeta em novembro do ano passado, mas continua ligeiramente atrás em número de usuários mensais.

Spiegel afirmou que é fã de carteirinha do TikTok, durante o evento Digital Life Design, no domingo (19). “Eu amo o TikTok, sou um grande seguidor. A mídia social em sua construção original é realmente sobre status, representando quem você é, mostrando às pessoas que você é legal, recebendo curtidas e comentários, esse tipo de coisa”, comentou.

Evan Spiegel (Imagem: Reprodução/SunoSearch)

Ele criticou o Instagram, que dá maior destaque ao status social e à vaidade de seus usuários, e elogiou o TikTok, por privilegiar a criatividade, com “pessoas que passaram algumas horas aprendendo uma nova dança ou pensam em uma nova, divertida e criativa maneira de contar uma história e estão realmente gerando meios para entreter outras pessoas”.

Criatividade e “vida real” são as chaves para bater o Insta

Spiegel acha que a grande carta na manga do TikTok é justamente a maneira como as pessoas se dedicam para inventar formas de dialogar com outros usuários — sem a recorrente vontade de exibir uma vida “perfeita”, como muitas vezes vemos no Instagram. “Acho que é certamente possível [superar o Instagram], porque esse conteúdo baseado em talentos é frequentemente mais interessante do que conteúdo baseado em status.”

O Instagram vem fazendo o possível para combater a concorrência, incluindo a remoção de contador de curtidas de forma pública (apenas o dono do perfil tem acesso ao mesmo). O objetivo é promover um ambiente que aprecia mais o conteúdo, e não a celebridade. Mas, pode ser que essa decisão tenha sido um pouco tardia. O TikTok já vem conquistando o mundo e, em 2019, foi o segundo app mais baixado do mundo, perdendo apenas para o WhatsApp – cujo dono é o Facebook…que é dono do Instagram.

Fonte: Canaltech

Compartilhe