Ford e Volkswagen trabalharão juntas em carros elétricos e autônomos

A Ford e a Volkswagen chegaram a um acordo para estender a parceria que hoje existe entre as marcas para além da cooperação em veículos comerciais. Agora, as duas montadoras vão compartilhar conhecimento, técnicas, maquinário e tecnologia para a produção de veículos elétricos e autônomos.

Segundo a Reuters, que colheu as informações com uma fonte anônima, a montadora alemã dividirá sua plataforma de veículo elétrico MEB com a Ford. O conselho supervisor da Volkswagen deve discutir o aprofundamento da aliança em uma reunião em 11 de julho de 2019.

Um porta-voz da VW se recusou a comentar os detalhes de uma aliança em potencial, mas disse que as negociações com a Ford estão progredindo bem.

Já a Ford, por meio de um porta-voz, disse que “nossas conversas com a Volkswagen continuam. As discussões foram produtivas em várias áreas. Compartilharemos as atualizações à medida que os detalhes se tornarem mais firmes”.

Entenda a parceria

Esta não é a primeira vez que a Ford e a Volkswagen se unem em uma parceria. A última vez que isso aconteceu foi nos anos 80, com o nome de Autolatina, mas desta vez a cooperação apresentará diferenças consideráveis. As montadoras farão produtos do zero, com novas tecnologias, e sem troca ou compra de ações.

O CEO da Volkswagen, Dr. Herbert Diess, e o CEO da Ford, Jim Hackett, confirmaram que as empresas pretendem desenvolver vans comerciais e picapes médias para os mercados globais a partir de 2022. O primeiro produto dentro desta estratégia será uma nova Ranger, que ganhará sua versão da VW, seguida de um sistema de interação entre os veículos e o entorno, o V2X, nos moldes do que a Ford mostrou na CES deste ano.

A Ranger 2020, por sua vez, é um modelo que ainda não faz parte dessa parceria. O Canaltech, inclusive, teve a oportunidade de passar um dia testando a nova picape média da Ford, que ganhou muitos itens tecnológicos.

Fonte: Canal Tech

Compartilhe