Estudantes desenvolvem primeiro aplicativo tradutor de Libras para o português

Para os quase 10 milhões de surdos que existem no Brasil (dados do último censo feito pelo IBGE), uma das maiores barreiras para o convívio social é a da comunicação. Ainda que já existam dezenas de aplicativos que traduzem o português para a língua de sinais, nenhum desses apps consegue fazer a operação contrária — o que impede que essas pessoas se façam entender com a mesma facilidade com a qual a tecnologia permite a elas entender o que é dito.

É por isso que três estudantes do sul do país se juntaram para criar o Charles Tradutor, o primeiro aplicativo que fará a conversão de Libras (a “língua de sinais” usada pelas pessoas com dificuldade de comunicação verbal) para o português brasileiro. O aplicativo está sendo desenvolvido por uma parceria entre Luisa Scaletsky (estudante de design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Anderson Maia e Virgilius Santos (ambos estudantes de computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), e utiliza a câmera do celular para captar os movimentos e traduzi-los para a tela na forma de texto. Além disso, o banco de dados do app também aceitará adições propostas pelos usuários, o que ajudará ele a lidar com os regionalismos da linguagem.

Protótipo do aplicativo Charles Tradutor em funcionamento (Imagem: Instituto Claro NET Embratel)

Os três se conheceram no curso Apple Developer Academy, que foi onde tiveram a ideia para o desenvolvimento do aplicativo, e o projeto é hoje um dos finalistas do prêmio Campus Mobile na categoria diversidade, onde será avaliado nesta segunda-feira (6) por professores da Escola Politécnica da USP, que definirão se o projeto será ou não o vencedor de sua categoria no concurso pelo Instituto Claro NET Embratel.

or enquanto, o projeto do Charles Tradutor ainda é um protótipo, e não há previsão de quando uma versão final será lançada para o público.

 

Fonte: Canal Tech

Compartilhe