Estudantes de Curitiba foram pré-selecionados para Olimpíada Internacional de Astronomia

Foto: divulgação/Daniel Jara

19 estudantes de Curitiba foram pré-selecionados para a Olimpíada Internacional de Astronomia. A competição será realizada no ano que vem e ainda não tem data nem local definidos. As disputas acontecem desde 2007 e fazem parte das Olimpíadas Internacionais de Ciências.

O professor Guilherme Carmassi, que representa o Colégio Marista Santa Maria, que vai participar da pré-seleção, explica que a olimpíada envolve uma série de provas que vão além das questões tradicionais de física e matemática.

A edição deste ano da Olimpíada Internacional de Astronomia aconteceu na Hungria. Jovens do mundo todo se reúnem para realizar as atividades. Os destaques têm grandes chances de ganhar bolsas de estudos em universidades do mundo todo.

O estudante de 16 anos, Ivan Pancheniak, que cursa o segundo ano do Ensino Médio, vai participar da seleção para a competição internacional. A ansiedade é grande e a disputa já direciona o jovem a tomar a difícil decisão de escolher a carreira que quer seguir no futuro. Ele conversou com Juliana Goss.

Para participar da competição é preciso ter passado nas etapas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Os dezoito estudantes dos Colégios Maristas de Curitiba – Santa Maria, Paranaense e Anjo da Guarda – foram convidados para participar da seletiva brasileira para a olimpíada internacional. Os estudantes vão fazer o simulado em 1º de setembro.

A primeira fase da prova online acontece uma semana depois, no dia 8. Já a segunda fase está programada para o dia 13 de outubro. A terceira e última fase acontecerá dia 1º de dezembro.

Fonte: Band News

Compartilhe