Estes eram os 11 sinais de que alguém era uma bruxa

1. Teste da água

A acusada de bruxaria era arrastada para um rio ou lago, despida e amarrada. Então, era arremessada para ver se flutuava. A premissa era de que a água rejeitaria a bruxa – se, flutuasse era bruxa. Não flutuasse… que pena, né?

2. Baixo peso

As inocentes deveriam ter mais peso que o texto sagrado. Se pesasse menos que uma Bíblia – que, na época em que eram enormes e manuscritas, podiam chegar a 80 kg – era bruxa.

3. Memória excelente

A bruxa deveria recitar em voz alta, de memória e sem enganos, passagens das Sagradas Escrituras. O Pai Nosso era um dos trechos prediletos.

4. Teste do toque

A vítima da bruxaria era tocada pela bruxa que supostamente lhe enfeitiçou. Caso o toque provocasse reação, estava comprovado o sacrilégio.

5. Bolo incrementado

A urina da acusada era misturada a uma receita de bolo e entregue a um cão. Caso a pessoa sentisse as mordidas na própria pele, era considerada culpada.

6. Verrugas

Essa ainda hoje é um clichê: bruxas têm verrugas na ponta do nariz. A pele era vistoriada. Verrugas, pintas, cicatrizes ou marcas de nascença podiam ser consideradas provas de que o diabo havia tocado a bruxa.

7. Exorcismo forçado

Uma pessoa possuída era posta na mesma sala que a suspeita, que era forçada a gritar para o demônio para sair do corpo da vítima. Caso melhorasse, a bruxaria estava comprovada.

8. Pesadelo

Se a ré fosse vista em sonhos ou aparições, era prova de que seria bruxa, já que as feiticeiras podiam projetar seu espírito para fora do corpo.

9. Toque do transe

Caso a suposta bruxa tocasse uma pessoa no meio de um transe ou ataque e ele melhorasse, estava comprovada sua culpa.

10. Cozinha macabra

Ter em casa equipamentos próprios para rituais de magia, como velas, certas plantas ou um pilão e morteiro para misturar ingredientes era um caminho direto para a fogueira.

11. Pets

Conversar com bichos de estimação, particularmente gatos, também era sinal de pacto com o demônio.

Fonte: Aventuras na História

Compartilhe