Engenheiros criam dispositivo que gera energia a partir da neve

Engenheiros e químicos da universidade da Califórnia (Los Angeles – UCLA) desenvolveram o primeiro dispositivo de energia baseado na carga pré-existente na neve. Alguns geradores de energia baseados na neve já haviam sido inventados, mas todos necessitavam da queda dela. Agora, neste, apenas a neve em si é necessária.

Até agora a quantidade de energia ainda é bem pequena e ainda não pode ser comparada com a energia gerada com paineis solares, mas os desenvolvedores acreditam já existir aplicações reais possíveis.

Amsterdã(Foto: Pixabay)

Os gênios por trás do projeto contaram que o dispositivo consiste em uma fina folha de plástico, que funciona como um nanogerador triboelétrico, que irá gerar eletricidade através da energia estática. A neve é carregada positivamente e, com isso, doa elétrons, enquanto o silicone é negativamente carregado e, portanto, recebe elétrons. Então, quando a neve resvala no silicone do dispositivo, que deverá estar instalado em uma superfície, a energia é produzida e capturada.

Dispositivo instalado na sola do sapato, por exemplo (Foto: UCLA)

Esse dispositivo pode ser instalado em qualquer lugar, desde que a neve passe por ele, gerando assim a energia. Seria como quando você esfrega um balão no cabelo e sente aquela eletricidade, mas em uma escala realmente pequena!

“A energia estática acontece da interação entre um material que captura elétrons e outro que cede elétrons”, afirmou um dos autores do projeto, Richard Kaner, do Instituto de Nanosistemas da UCLA. “Você separa as cargas e cria energia basicamente do nada.”, acrescentou.

(Foto: Pixabay)

Além de poder alimentar energeticamente lugares remotos ou fechados durante tempestades de neve e colaborar com as estações climáticas, medindo a queda da neve, a equipe responsável pelo projeto acredita que o nanogerador poderá ajudar praticantes de esportes aquáticos, carregar monitores de saúde, cronômetros e outros aparelhos pequenos, a princípio.

 

Fonte: Mega Curioso

Compartilhe