Encontrada arena de gladiadores romana de 2000 anos na Turquia

Arena de batalhas com grande arco em comemoração a uma vitória militar romana é incorporada aos estudos sobre o fenômeno no Império Romano

Reprodução

Foi encontrada na Turquia a ruína de uma antiga arena dedicada às lutas de gladiadores. A descoberta ocorreu em Dilakkaya, província de Adana, e reiterou evidências diretas da ocorrência desses sangrentos espetáculos de violência e escravidão na região.

De acordo com o Hurriyet Daily Mail, a escavação liderada pelo arqueólogo Faith Gussel, da Universidade de Çukurova, revelou um campo de batalha de 2.000 anos, contendo um Arco do Triunfo comemorativo de 10 metros de altura, em celebração à vitória romana sobre os persas.

Este arco é o único dos três que sobreviveu aos anos de abandono. Análises de scanner estão sendo realizadas para que se encontrem as formas mais adaptadas de fazer a restauração das peças. Atualmente, os estudiosos estão voltados a um trono de pedra de onde os soberanos nobres assistiriam às batalhas.

Trabalhos de escavação da arena / Crédito: Divulgação

O projeto de escavação foi um dos mais caros da arqueologia turca, exigindo entrada em estratigrafias profundas de um importante assentamento da Anatólia conhecido como Anavarza. A região é ponto de turístico histórico por ser cruzada pela maior estrada dupla da antiguidade.

A cidade á considerada Patrimônio Mundial da UNESCO e já é conhecido por um complexo romano de construções. Com a nova descoberta, o prestígio histórico é praticamente assegurado para a região.

Fonte: Aventuras na História

Compartilhe