Embraer revela drone que transporta até quatro pessoas

Novo “carro voador” da EmbraerX promete inovação e mobilidade para transportar até quatro pessoas

Foto: Divulgação/EmbraerX

A EmbraerX, subsidiária da gigante brasileira de aviação Embraer, anunciou nesta terça-feira (11) um novo protótipo de drone para transporte de pessoas. O eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical, em português), foi apresentado durante a UberElevate Summit 2019, que acontece em Washington, nos Estados Unidos. O projeto é parte do Uber Elevate Network, que reúne fabricantes no desenvolvimento de veículos para funcionar no serviço uberAIR.

Segundo a fabricante, esse tipo de aeronave elétrica considera a “otimização operacional para o ambiente urbano”, sendo uma boa alternativa para mobilidade nas grandes cidades. A Embraer pretende ainda aperfeiçoar o sistema de navegação de maneira progressiva, e a ideia é tornar esses veículos autônomos.

EmbraerX promete menos ruído e maior conforto aos usuários — Foto: Divulgação/EmbraerX

O modelo conta com hélices, espaço para até 4 pessoas e promete acessibilidade. Além disso, a empresa garante que o desenvolvimento do projeto tem como foco a experiência do usuário, oferecendo conforto e segurança, além de facilidade na mobilidade urbana. Detalhes como velocidade máxima e autonomia, no entanto, não foram revelados.

Ainda não há um prazo definido para que os eVTOLs da Embraer entrem em operação. Vale lembrar que a Uber tem planos de iniciar os testes do uberAIR já em 2020, com previsão de prestar o serviço de forma definitiva apenas em 2023. A empresa de transporte já informou, inclusive, que pretende testar a modalidade no Brasil.

Fonte: Tech Tudo

Compartilhe