E se o Windows 95 fosse relançado como um sistema operacional móvel?

Nostalgia é um perigo. Se consumida demais, eleva seriamente os níveis de memória afetiva. Se ingerido de menos, causa amargura precoce. Mas se apreciado vez ou outra pode trazer sentimentos saudáveis. A exemplo disso, no distante ano de 1995 foi lançado o Windows 95, um sistema que boa parte do mundo utilizava para navegar e gerenciar arquivos.

A clássica interface cinza é uma das marcas registradas do software, diferente das bordas multicoloridas e efeitos e opacidade que são tão comuns hoje em dia. Para reviver toda essa glória nostálgica, o canal do YouTube 4096 resolveu criar um vídeo mostrando como o Windows 95 se sairia se fosse lançado nos dias de hoje para smartphones.

O resultado traz de volta os elementos gráficos característicos do sistema operacional, como a barra de tarefas e o menu iniciar, ícones clássicos e telas iniciais para programas, bem como o pioneiro dos assistentes virtuais, o Clippy.

A interface de aplicativos como o Twitter, WhatsApp e Twitter também foi reformulada no vídeo, passando a ter um aspecto mais robusto, bordas mais planas e a clássica cor cinza achatada dominando a paleta de cores. A tela de bloqueio também mostra o logo icônico da Microsoft na época, só que com efeitos de pixelização. Tudo demostrado com bastante cuidado e carinho.

Fonte: Canaltech

Compartilhe