Dual SIM do iPhone chega no iOS 12.1 e operadoras brasileiras se posicionam

Quando os iPhones Xs, Xs Max e Xr foram anunciados pela Apple, a empresa também revelou que os novos celulares teriam suporte ao Dual SIM, permitindo que os usuários utilizassem dois números em um mesmo aparelho. No entanto, isso seria feito com a tecnologia eSIM, que utiliza um chip virtual para funcionar.

Essa novidade foi ativada com o lançamento da versão beta do iOS 12.1, mas ela ainda depende das operadoras para começar a funcionar de verdade. No evento de anúncio, foi confirmado que três das principais operadoras norte-americanas, T-Mobile, AT&T e Verizon, teriam suporte ao eSIM dos novos iPhones, mas o mesmo ainda não pode ser dito das companhias brasileiras.

Como informa o MacMagazine, apenas a Claro trabalha com essa tecnologia no Brasil, sendo a única a oferecer planos de dados para o Apple Watch, que utiliza o eSIM para se conectar às redes móveis. A publicação entrou em contato com todas as quatro maiores empresas que operam no Brasil e obteve o posicionamento de cada uma delas em relação ao suporte a essa tecnologia com a chegada dos novos iPhones.

Posição das operadoras brasileiras

Embora a Claro lembre que foi a primeira com suporte ao eSIM no Brasil e é atualmente a única operadora autorizada pela Apple a oferecer conectividade no Apple Watch, a empresa recomendou aguardar o lançamento oficial dos celulares no país para “garantir a melhor performance e aproveitar ao máximo seu novo smartphone”.

A TIM garantiu que os aparelhos homologados pela Anatel funcionarão em sua rede no Brasil e prometeu que “em breve” teria compatibilidade com o Dual SIM dos novos iPhones e do Apple Watch. A Oi disse que vai comercializar os aparelhos e tem estudos sobre o eSIM em andamento para avaliar a melhor forma de torná-lo disponível para os clientes. A Vivo confirmou que também está trabalhando para oferecer o eSIM.

Embora a Apple tenha dado destaque a essa tecnologia em sua apresentação, a fabricante vai produzir versões do iPhone Xs com bandejas para dois chips físicos. No entanto, esses modelos serão exclusivos da China, um dos mercados mais importantes para a Apple onde a disponibilidade do eSIM ainda é baixa.

 

Fonte: Tecmundo

 

Compartilhe