Dragon Ball FighterZ já ajudou o cenário dos jogos de luta — antes mesmo de ser lançado

[spb_widget_area element_name=”BANNER GOOGLE” sidebar_id=”sidebar-1″ width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_text_block element_name=”TÍTULO DO POST” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”]

Dragon Ball FighterZ já ajudou o cenário dos jogos de luta — antes mesmo de ser lançado

[/spb_text_block] [spb_row element_name=”Row” wrap_type=”content-width” parallax_image_height=”content-height” parallax_image_movement=”fixed” parallax_image_speed=”0.5″ bg_video_loop=”yes” parallax_video_height=”window-height” parallax_video_overlay=”none” row_overlay_opacity=”0″ row_col_pos=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_text_block element_name=”POST” animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”2/3″ el_position=”first”]

Você já experimentou o Dragon Ball FighterZ com exclusividade na primeira edição do Geek City. Com o seu lançamento se aproximando, o jogo promete fazer história.

Em 2018 os jogos de luta devem ganhar um destaque acima da média porque, vejam só, um novo Dragon Ball será lançado. E o novo jogo, Dragon Ball FighterZ, vai deixar de lado praticamente quase tudo que a franquia construiu até aqui no que diz respeito ao seu universo digital, como: mundo aberto para ser explorado livremente, múltiplos adversários ao mesmo tempo, personalização visual e de golpes, além de uma complexidade exagerada na utilização do controle para a realização de todos os movimentos possíveis dos personagens. A aposta agora é numa fórmula familiar a todos: o bom e velho combate 2D entre os personagens.

O que parece um retrocesso na cabeça das pessoas que não se interessam por jogos de luta é na verdade um passo muito importante não só para os jogos de Dragon Ball, como também para toda uma cena envolvendo os fãs desse gênero. E agradeça aos esports por isso.

Os jogos de luta, super populares por quase duas décadas inteiras (90-00), deixaram de ser assunto por conta do seu formato um tanto segregador. No âmbito de desenvolvimento, é difícil inovar, criar novas mecânicas e experiências de jogo dentro de um estilo que não permite muitos exageros. Já como jogador, é difícil ser o melhor sempre. Os jogos de luta são ricos à sua própria maneira, e necessitam mais do que tudo, da comunidade envolvida diretamente com eles, sempre. É um gênero que se subdividiu em inúmeros estilos para preservar a sua identidade. Afinal, um jogo de luta 3D não é simplesmente a evolução de um 2D. E não vamos nem começar a falar sobre os combates em plataformas ou arenas tridimensionais…

Mas, então, sem aviso prévio, um dos anúncios de 2017 que mais mexeu com os jogadores foi um jogo de Dragon Ball que seguia de perto uma fórmula que alguns podem considerar “sem criatividade”, “limitada” e “sem apelo comercial” nos dias de hoje.

Dragon Ball FighterZ aposta no coração do jogador para vender uma ideia que não é nem um pouco original, mas que foi executada com tamanha maestria que deixa com inveja alguns grandes títulos do mercado. A jornada até aqui também não deve ter sido fácil, afinal foi preciso convencer os donos da franquia que um jogo de luta sério e focado inicialmente num nicho específico e limitado de jogadores fosse o caminho mais coerente para revitalizar personagens como Goku, Gohan, Piccolo, Vegeta e por aí vai.

Então, da onde veio a convicção de que esse lançamento não era apenas uma aposta? Como os esports entram nessa? Bem, imaginando alguns cenários possíveis, creio que parte da razão é proveniente do sucesso que algumas competições de jogos de luta vem adquirindo ao longo dos anos. Dentro da própria Bandai Namco temos como exemplo Tekken 7, que distribuiu algo em torno de US$ 160 mil divididos em 12 eventos durante o ano. Em termos de popularidade, foram quase 1300 competidores no Evolution Championship Series, conhecido como EVO, em 2017.

Tem também o barulho causado por outros jogos do mercado. Street Fighter V, Guilty Gear Xrd, Blazblue, Injustice 2, Marvel vs. Capcom: Infinite, amplamente divulgados, amados e também odiados no ano passado (amamos tanto que acabamos odiando certas decisões comerciais). Esses títulos foram responsáveis por discussões acirradas entre os fãs que assistem à esses campeonatos e acompanham as carreiras de certos jogadores profissionais. Campeonatos de jogos de luta no geral carregam suas próprias narrativas, criam heróis e vilões e a vitória é sempre pessoal.

Do ponto de vista do consumidor, Dragon Ball FighterZ criou um vínculo instantaneamente. Coisa que levaria anos para se enraizar, já estava florido e dando frutos. Personagens famosos e super carismáticos se misturavam aos desejos das pessoas de tornarem-se os melhores jogadores com seus personagens favoritos. A história de cada um daqueles personagens selecionados para integrar o elenco do jogo estava na ponta da língua de todos.

Para a aceitação de um jogo de luta no mercado isso é crucial. Vide Street Fighter III (1997) e a sua tentativa de inovar o elenco mantendo apenas Ryu e Ken. Ou o lançamento de Blazblue, em 2008/9, num momento em que todos pediam por um novo Guilty Gear, já que Street Fighter estava de volta com todos os seus personagens clássicos. Mesmo não sendo ruins, ambos os jogos passaram por anos de sufoco até se acertarem e criarem seus próprios fãs mais casuais.

Para vocês terem uma ideia, DBFZ, que ainda nem foi lançado oficialmente, foi responsável pela popularização de um estilo visual que já vinha sendo trabalhado pela Arc System Works desde 2014, com Guilty Gear Xrd -SIGN e a magia negra daquele cel shading maravilhoso que parece anime, mas é 3D (tem vídeo se quiser saber como isso funciona de verdade):

É bastante óbvio isso, mas é fácil vender o que as pessoas já conhecem. A falta de curiosidade ou até mesmo coragem para se entregar num universo completamente novo é um padrão característico no mercado de videogames. Dragon Ball FighterZ abrirá o caminho para todo mundo que sempre quis conhecer um pouco mais a fundo o universo dos jogos de luta de forma prática. Uma jornada de mais ou menos 30 anos de experiências adquiridas, vitórias suadas e derrotas salgadas, compilada de forma bastante acessível (e competitiva) a todos. O cenário dos jogos de luta para 2018 terá muito sangue novo e caberá aos mais experientes fazer com que todos se divirtam e evoluam com as lutinhas.

Fonte: https://jovemnerd.com.br/nerdnews/dragon-ball-fighterz-ja-ajudou-o-cenario-dos-jogos-de-luta-antes-mesmo-de-ser-lancado/

[/spb_text_block] [spb_column col_sm=”4″ padding_horizontal=”0″ width=”1/3″ el_position=”last”] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_image_banner image=”1448″ image_size=”full” content_pos=”left” content_textalign=”left” animation=”none” animation_delay=”200″ image_link=”mailto: comercial@geekcity.com.br” link_target=”_blank” width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image_banner] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_image_banner image=”1449″ image_size=”full” content_pos=”left” content_textalign=”left” animation=”none” animation_delay=”200″ image_link=”http://geekcity.com.br/sobre/” link_target=”_self” width=”1/1″ el_position=”first last”][/spb_image_banner] [/spb_column] [/spb_row] [spb_row element_name=”Row” wrap_type=”standard-width” row_bg_type=”color” color_row_height=”content-height” row_style=”light” bg_type=”cover” parallax_image_height=”content-height” parallax_image_movement=”fixed” parallax_image_speed=”standard” bg_video_loop=”yes” parallax_video_height=”window-height” row_top_style=”none” row_bottom_style=”none” parallax_video_overlay=”none” row_overlay_opacity=”0″ remove_element_spacing=”no” row_col_spacing=”0″ row_col_pos=”default” row_col_equal_heights=”no” row_expanding=”no” row_animation=”none” row_animation_delay=”0″ minimize_row=”no” simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_column col_sm=”8″ padding_horizontal=”0″ width=”2/3″ el_position=”first last”] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”solid” width=”1/1″ el_position=”first last”]

GEEK NEWS

[/spb_text_block] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”solid” width=”1/1″ el_position=”first last”]

#Cinema e Séries    #Games    #Tecnologia     #Geek City    #Música    #Livros e HQ

[/spb_text_block] [spb_recent_posts display_type=”list” carousel=”no” item_columns=”1″ item_count=”8″ category=”All” offset=”0″ posts_order=”DESC” excerpt_length=”20″ fullwidth=”no” gutters=”no” button_enabled=”no” pagination=”yes” width=”1/1″ el_position=”first last”] [/spb_column] [/spb_row] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_row element_name=”News” wrap_type=”full-width-contained” row_bg_type=”color” row_bg_color=”#262525″ color_row_height=”content-height” row_style=”light” bg_type=”cover” parallax_image_height=”content-height” parallax_image_movement=”fixed” parallax_image_speed=”standard” bg_video_loop=”yes” parallax_video_height=”window-height” row_top_style=”none” row_bottom_style=”none” parallax_video_overlay=”none” row_overlay_opacity=”0″ remove_element_spacing=”no” row_col_spacing=”0″ row_col_pos=”default” row_col_equal_heights=”no” row_expanding=”no” row_animation=”none” row_animation_delay=”0″ minimize_row=”no” simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;border-top: 1px #ffffff;border-left: 1px #ffffff;border-right: 1px #ffffff;border-bottom: 1px #ffffff;” border_color_global=”#ffffff” border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”]

SAIBA TUDO QUE ESTÁ ROLANDO!

[/spb_text_block] [spb_widget_area sidebar_id=”footer-column-1″ width=”1/1″ el_position=”first last”] [/spb_row] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_row element_name=”Row” wrap_type=”standard-width” row_bg_type=”color” color_row_height=”content-height” row_style=”light” bg_type=”cover” parallax_image_height=”content-height” parallax_image_movement=”fixed” parallax_image_speed=”standard” bg_video_loop=”yes” parallax_video_height=”window-height” row_top_style=”none” row_bottom_style=”none” parallax_video_overlay=”none” row_overlay_opacity=”0″ remove_element_spacing=”no” row_col_spacing=”0″ row_col_pos=”default” row_col_equal_heights=”no” row_expanding=”no” row_animation=”none” row_animation_delay=”0″ minimize_row=”no” simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_column col_sm=”4″ padding_horizontal=”0″ width=”1/3″ el_position=”first”] [spb_widget_area element_name=”FB” sidebar_id=”footer-column-2″ width=”1/1″ el_position=”first last”] [/spb_column] [spb_column col_sm=”4″ padding_horizontal=”0″ width=”1/3″] [spb_widget_area element_name=”Twitter” sidebar_id=”footer-column-4″ width=”1/1″ el_position=”first last”] [/spb_column] [spb_column col_sm=”4″ padding_horizontal=”0″ width=”1/3″ el_position=”last”] [spb_widget_area element_name=”Insta” sidebar_id=”footer-column-3″ width=”1/1″ el_position=”first last”] [/spb_column] [/spb_row] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”1/1″ el_position=”first last”]

Geek City – O maior evento de tecnologia e cultura pop do sul do Brasil.         Desenvolvido por PonteVedra.AG

[/spb_text_block]

Compartilhe