Disney no Brasil? JK tentou trazer o maior parque de diversões do mundo para cá

No início de 2019, boatos sobre a construção de uma Disneylândia no Brasil foram lançados pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Apesar de Rocha ter anunciado intenções de trazer o parque para a capital federal afirmando que iria se reunir com representantes da Disney, a companhia negou o boato.

Entretanto, essa história não é nova: em 1961, negociações reais aconteceram entre Juscelino Kubitschek e Walt Disney, quase levando a um acordo sobre a vinda de Mickey para terras tupiniquins.

Disneylândia de JK

No final dos anos 50, após o imenso sucesso do primeiro parque construído na Califórnia, Walt Disney procurava outros locais para expandir seu negócio. Entrando em contato com vários países do mundo, ele chegou ao Brasil, que à época tinha como presidente Juscelino Kubitschek.

Entre 1956 e 1960, Brasília estava sendo construída. As amplas terras que passavam a ser exploradas no coração do país, junto à onda desenvolvimentista de JK e os acordos realizados com o governo dos Estados Unidos, tornavam a construção da Disneylândia uma ideia interessante.

JK visitando a Disney em 1961 / Crédito: Divulgação

O presidente chegou a ir com sua família até a Califórnia para conhecer o funcionamento do parque, e gostou do que viu. Entretanto, Disney tinha suas condições: o local deveria ter um sistema tributário próprio, regulando licenças e impostos. Além disso, as leis de fiscalização brasileiras seriam ignoradas. Ou seja, um péssimo negócio para o Brasil.

Juscelino discordou. Em 1961, as negociações entre ele e o grande empresário norte-americano acabaram frustradas, e o segundo parque foi construído em Orlando, na Flórida, se tornando o complexo da Disney mais visitado do mundo.

Fonte: Aventuras na História

 

Compartilhe