Diasporados, a imigração no Brasil em quadrinhos

“Diasporados” é uma reportagem em quadrinhos lançada no final de 2018, produzida como trabalho de conclusão de curso de Norberto Liberator Neto (roteiro e arte) em jornalismo. A obra trata do tema da imigração no Brasil e se divide em quatro capítulos.

O primeiro é uma introdução curta, com dados gerais sobre os fluxos migratórios no Brasil e no mundo. Os capítulos seguintes são entrevistas de perfil que contam as histórias de imigrantes residentes em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

“Do Caribe ao Cerrado” narra a trajetória de Banel Pierre, jovem haitiano que saiu de seu país para cursar a faculdade no Brasil; “Venezuela, ¿Dónde Estás?” apresenta a saga de Ezequiel Aleman, músico venezuelano que migrou para o Brasil após a recente crise em sua terra natal; e o último, “Depois da Primavera”, traz as memórias do engenheiro e chefe de cozinha sírio Wasim Aldaly, refugiado de guerra.

O trabalho tem ao todo 52 páginas de conteúdo, todas em preto, branco e tons de cinza. Ele está disponível na íntegra neste link, no qual também é possível acessar o relatório que detalha todo o processo e base teórica.

Fonte: Impulso HQ

Compartilhe