Dia Mundial do Emoji 2018: fatos curiosos sobre as carinhas

Desde 2014, o dia 17 de julho é conhecido como o Dia Mundial do Emoji. Nesta data, gigantes de tecnologia promovem ações e eventos para celebrar as carinhas. A escolha da data para homenagear os emojis tem relação direta com a Apple e o iOS, e foi abraçada por outras empresas, como Google e Facebook.

Além disso, esses emoticons reúnem diversos fatos curiosos e polêmicos, como os ícones que são utilizados com significado diferente do original e outros que aparecem bas conversas até com duplo sentido. Veja a seguir oito fatos curiosos sobre as imagens que já fazem parte do dia a dia de quem acessa a Internet.

1. A escolha da data

17 de julho foi escolhido como Dia Mundial do Emoji por ser a data estampada no emoji de calendário da Apple. Foi neste dia, em 2002, que a empresa lançou o iCal, seu calendário próprio para macOS. Apesar de outras empresas utilizarem datas diferentes em seus emojis próprios, por exemplo, algumas delas reconhecem o 17 de julho como Dia Mundial do Emoji, chegando a celebrá-las com ações em suas plataformas.

2. Emojis mais usados no Brasil e no mundo
Cada empresa tem o seu próprio ranking de emojis mais utilizados, mas o campeão de utilização entre a maioria é a carinha chorando de rir. No Facebook, por exemplo, ela aparece em primeiro lugar no mundo, seguida pelo emoji com olhos de coração, a mais famosa no Brasil. No Twitter, a sequência é igual, com o rosto chorando copiosamente de tristeza em terceiro lugar.

O Google também emitiu relatório de emojis mais utilizados em seu teclado, o Gboard. O mais popular do mundo também é o que aparece com lágrimas de risos, mas, em segundo lugar, está o beijinho com coração, seguido pela carinha com olhos de coração. No Brasil, o coração vermelho aparece em primeiro lugar. Logo atrás aparecem a carinha com olhos de coração e mãos batendo palmas.

3. Significados diferentes

Alguns emojis são utilizados pelo público com significado diferente do original, ou por causa da ambiguidade da expressão das carinhas ou pela diferença dos desenhos em sistemas diferentes. O “high-five”, por exemplo, é interpretado erroneamente como duas mãos unidas em oração. Outro exemplo é a carinha de raiva, que em alguns sistemas parece uma expressão de sorriso, mas segundo a Unicode, criadora dos emoticons, o significado é outro: alguém fazendo careta.

4. Mudança nos emojis

Alguns ícones passaram por mudanças para se adequar aos novos comportamentos da sociedade. Entre as alterações mais significativas estão a inclusão de etnias diferentes, que adicionou seis tons de pele diferentes nos emojis que representam expressões humanas, e os novos formatos de família, que passaram a incluir homossexuais e famílias inter-raciais, além da inclusão do gênero neutro.

Outras mudanças — algumas delas polêmicas, inclusive — envolveram emojis de comida, como o de hambúrguer, cerveja e salada, além do emoji de pistola, que antes era representado por uma arma de fogo e foi substituído por uma pistola de água devido ao debate sobre a regulamentação das armas nos Estados Unidos.

5. Emojis com duplo sentido

Algumas carinhas passaram a ser utilizadas com sentido maldoso, alguns até com conotação sexual, como o ícone de berinjela e banana, relacionados ao órgão genital masculino, e o de pêssego, que virou sinônimo de “bumbum”. Os emojis de lua também são frequentemente enviados com uma interpretação relacionada a sexo.

6. Emoji exclusivo para Windows 10

Assim como o Gato Ninja, os usuários de Windows 10 têm acesso a outro emoji exclusivo: o Astro Cat. O ícone, que representa o “mascote informal” do sistema operacional, mostra um gato cinza vestido com roupa de astronauta e uma faixa vermelha amarrada na cabeça. Para inseri-lo, é preciso utilizar uma combinação de caracteres especiais, mas usuários de outros sistemas não conseguirão ver a figura – ela será substituída por emojis comuns de gato e foguete.

7. Emojis não reconhecidos

Após o lançamento de novos emojis, cada empresa pode atualizar sua biblioteca de carinhas de acordo com seu próprio calendário. Por isso, pode acontecer de você receber um emoji que seu sistema ainda não é capaz de identificar – neste caso, ele será substituído por um símbolo de interrogação, um “x” ou um quadradinho. É possível descobrir que emoji é esse através do site da Emojipedia ou utilizando o Twitter.

8. Animoji: a evolução das carinhas

Recentemente, a Apple revolucionou os emojis com o lançamento dos Animojis no iPhone X. Utilizando o recurso Face ID, que captura os movimentos faciais do usuário, é possível criar um emoji animado que acompanha o que o usuário faz com o rosto, permitindo criar uma animação e gravar vídeos com a própria voz.

Fonte: TechTudo

 

Compartilhe