Depois de reclamações, Google vai encerrar sincronização entre Drive e Fotos

A Google decidiu recuar da decisão de sincronizar as plataformas Google Fotos e Drive. De acordo com um comunicado divulgado nesta quarta-feira (12), usuários estavam reclamando de uma confusão gerada a partir da conexão entre os dois serviços. A decisão também afeta clientes do G Suite.

“Faremos algumas alterações para simplificar a experiência no Drive e no Fotos”, afirmaram Dan Schlosser e Jason Gupta, gerentes dos serviços da Google. A alteração passa a valer a partir de 10 de julho.

Quando a mudança entrar em vigor, fotos e vídeos adicionadas ao Drive não aparecerão automaticamente no Fotos e vice-versa. Além disso, deletar um arquivo em uma das plataformas não apresentará reflexos no outro serviço. “Essa mudança foi projetada para evitar a exclusão acidental de itens em todos os produtos”, escreveram Schlosser e Gupta. Com o sistema atual, muitos usuários deletam um arquivo no Drive sem saber que perderão as fotos salvas no Fotos por sincronização.

Opção para sincronizar Google Fotos em uma pasta do Drive será desativada em julho (Foto: Divulgação / Google)

De acordo com a Google, sem a opção de sincronização, será disponibilizada a de “upload do Drive” na plataforma Fotos para que usuários possam salvar imagens e vídeos sem confusão. A Google apenas adverte que o movimento pode acabar ocupando mais espaço de armazenamento nas plataformas sem necessidade – uma vez que você estará armazenando duas cópias do mesmo arquivo.

Se quiser manter o mesmo arquivo em ambas as plataformas, a Google diz que usuários podem usar seu aplicativo de backup e sincronização para Windows ou Mac. A empresa observa que “os itens enviados usando o Backup e o Sync na qualidade original para os dois serviços serão contabilizados apenas uma vez em relação à sua cota”.

A Google ressalta que não vai excluir automaticamente arquivos que foram sincronizadas entre Google Drive e Fotos. “Todas as fotos ou vídeos do Drive em Fotos que você enviou antes dessa alteração permanecerão em Fotos. Se você tiver uma pasta Google Fotos no Drive, ela permanecerá no Google Drive, mas não será mais atualizada automaticamente”.

Fonte: Canal Tech

Compartilhe