Controlar um drone com o corpo é mais fácil que com um controle remoto

Quase todos os drones que chegam ao mercado são controlados através de um joystick, mas uma equipe de pesquisadores acredita que há uma solução melhor para controlar o voo desses veículos não tripulados e ela envolve um sistema com sensores para o corpo e óculos de realidade virtual.

Criada na Escola Politécnica Federal de Lausana, na Suíça, a tecnologia foi aprimorada com base no monitoramento de 17 pessoas enquanto pilotavam um drone virtual. Elas utilizavam 19 marcadores espalhados pelos troncos e braços, que registravam os movimentos e o trabalho de alguns músculos. Dessa forma, foi possível perceber quais pontos eram necessários para pilotar o drone e diminuir o número de sensores para apenas quatro.

“Nós desenvolvemos uma realidade virtual na qual temos a simulação de um drone, que voa de forma bem parecida com a de um drone de verdade. Ela permite que o usuário se acostume com as dinâmicas e os movimentos que ele precisa fazer, mesmo que tudo seja intuitivo e leve apenas alguns minutos para aprender e começar a aproveitar o voo”, disse Jenifer Miehlbradt, autora principal do estudo.

Miehlbradt explica que usar o corpo para controlar o drone dá ao usuário a sensação de que ele está realmente voando, o que garantiu um controle mais preciso das direções do que o que era obtido utilizando um controle remoto. O próximo objetivo da pesquisa é tornar essa tecnologia mais portátil, já que atualmente ela ainda depende de alguns detectores de movimento ao redor do piloto para funcionar.

Fonte: TecMundo

 

Compartilhe