Conheça o Golias Negro, personagem de Homem-Formiga e Vespa

O cientista que se tornou herói

Com sua estreia cada vez mais próxima, Homem-Formiga e Vespa apresentará um personagem muito conhecido dos fãs de quadrinhos: Bill Foster, o Golias Negro. Mas afinal, quem é o herói interpretado por Laurence Fishburne?

Golias Negro, Gigante e Golias
Nascido e criado no gueto, William Foster recebeu a oportunidade de estudar no Instituto Tecnológico da Califórnia e, mais tarde, trabalhar para as Indústrias Stark. Em sua primeira aparição, em Avengers #32 (1966), Foster foi recrutado por Tony Stark para ajudar Henry Pym a retornar ao seu tamanho normal, já que este estava preso em sua forma gigante. Após os dois cientistas encontrarem a cura, Foster se tornou fascinado pela pesquisa de Pym.

Sintetizando o composto de crescimento e tentando eliminar os efeitos colaterais, mais tarde Foster acabou experimentando a fórmula em si mesmo com sucesso. Assim, o cientista resolveu usar seus novos poderes para recuperar a afeição de sua ex-mulher, Claire Temple. Foster a engana dizendo que replicou o experimento de Pym e acabou preso na forma gigante, precisando de sua ajuda. Aparecendo pela primeira vez com uma roupa de super-heróis e denominando a si mesmo de Golias Negro em Power Man #24 (1975), Foster tenta impressioná-la e acaba em um confronto com o atual namorado de Claire: Luke Cage. Eventualmente, Claire escolhe ficar com Cage e Foster retorna para Los Angeles.

Indeciso sobre usar sua nova identidade para combater o crime, Foster acaba convencido por Pym e seu primeiro confronto é contra o Esmaga-Átomo. Bombardeado por radiação, Foster passou a sofrer desmaios e uma grande dor ao mudar de tamanho. Ignorando os sintomas de envenenamento por radiação, continuou sua carreira como super-herói, mudando seu nome de Golias Negro para Gigante. Quando os sintomas se tornaram impossíveis de menosprezar, Foster se afastou das Indústrias Stark para estudar o corpo de Esmaga-Átomo junto a um time de radiologistas designados para curar sua doença.


Após o insucesso da pesquisa, Foster retorna para L.A. e acaba sendo atacado pelo novo Esmaga-Átomo, derrotado com a ajuda do Coisa e Homem-Aranha. Debilitado pela batalha, Foster sofre uma transfusão com o sangue da Mulher-Aranha, deixando a heroína sem os poderes de imunidade a radiação. Infelizmente, após toda a deterioração celular sofrida, Foster não é mais capaz de se tornar o Gigante e se aposenta, trabalhando como consultor para os Vingadores.

Tempos depois, para ajudar os Vingadores, Foster se viu curado e mais uma vez usou seus poderes. Voltando à sua identidade de Golias Negro, ajudou o Pantera Negra, Falcão, Luke Cage e Punho de Ferro contra uma gangue de criminosos. Mais tarde, com o nome reduzido apenas para Golias, se juntou ao Capitão América na Guerra Civil, onde acabou morto pelo clone do Deus do Trovão, Thor.

Poderes
Independente de qual nome esteja usando, seus poderes permanecem os mesmos. Foster, assim como Pym, é capaz de aumentar sua massa e chegar a 10 metros de estatura. Sua força cresce proporcionalmente ao seu tamanho, levantando diversas toneladas sem grandes esforços. O único problema é que usar seus poderes gera um esgotamento físico, exaurindo Foster a cada mudança.

Para o filme Homem-Formiga e Vespa, sabemos que o Golias Negro será procurado durante a sua aposentadoria na Universidade de Berkley. Foster será um antigo colega de Pym durante o chamado Projeto Golias, depois do qual, ambos tomaram caminhos muito diferentes. Mal podemos esperar para ver Laurence Fishburne e Michael Douglas como rivais científicos nas telas.

Homem-Formiga e Vespa chega dia 5 de julho nos cinemas brasileiros.

Fonte: Nerd Break

Compartilhe