Conheça o Apple IIc, primeiro portátil da marca e ‘avô’ do MacBook

Apple IIc foi um computador “portátil” da Apple lançado em 24 de abril de 1984 e que pode ser considerado “avô” dos MacBooks atuais. O modelo não era exatamente um notebook, já que não tinha tela portátil e nem bateria. Apesar disso, o rival do IBM PCjr seria um dos primeiros produtos da maçã com plataforma mais voltada para o usuário final interessado em uma ferramenta de trabalho, e não um hobby.

De sucesso discutível no mercado, o Apple IIc contava com um hardware aceitável para a época, mas muito distante do que é visto nos computadores mais recentes da marca, como o top de linha MacBook Pro 16″ atual. Confira a seguir mais informações sobre o “avô” dos laptops da Apple, que completa 36 anos nesta sexta-feira (24).

Especificações

Lançado em 24 de abril de 1984 como uma versão menos robusta do Apple IIe, o modelo IIc vinha com hardware que o colocava em paridade com o IBM PCjr, seu grande rival no mercado de computadores considerados portáteis e mais acessíveis para iniciantes. O PC trazia processador 65C02, fabricado pela WDC, com especificações como clock de 1.023 MHz – bem abaixo dos GHz apresentados hoje. Além disso, o chip controlava uma interface de 8 bits, com um único núcleo de processamento.

Compartilhe