Conheça as lendas por trás do Star Wars Day

O dia 4 de maio é muito especial para os fãs de Star Wars. Não porque algum filme da série estreou na data, ou mesmo seja aniversário de George Lucas, criador da franquia. Não, 4 de maio é uma data especial unicamente por conta de um trocadilho que foi longe demais.

A brincadeira vem da expressão geralmente usada nos momentos de despedida dos personagens de Star Wars. Quando um Jedi vai partir para luta, a frase de efeito entra: “Que a força esteja com você”. A proposta inicial da sentença era reforçar o aspecto religioso da força, uma entidade até então única de cavaleiros muito especiais quando a saga começou. A frase era para se assemelhar com “que o seu deus esteja com você”, recorrentemente usado em religiões pelo mundo.

Contudo a expressão, originalmente em inglês, ganhou outra interpretação. Na língua da rainha se diz: “May the force be with you”. A construção “May the force” se assemelha muito a data de quatro de maio, cuja grafia, em inglês, é “May the Forth”. Por uma grande coincidência labial, os fãs da série adotaram a data como uma boa oportunidade para celebrar o universo de Star Wars.

Mas é só isso?

Sim, a data vem unicamente disso. Porém existem outros temperos para esta narrativa que foram adicionados com o tempo. Há fãs que dizem que o Star Wars Day é celebrado neste dia por conta do lançamento do primeiro filme. Mas o longa de estreia foi aos cinemas em 25 de maio. Há quem diga, ainda, que a data representa o aniversário de George Lucas, mas o cineasta nasceu em 14 de maio.

“A data existe porque foi feito um trocadilho, simples assim”, brinca Rafael Lemos, editor-chefe do Sociedade Jedi, grupo criado em 2015 para compartilhar e discutir sobre o universo de Star Wars. “Mas tem também a história de quando, em 1979, Margaret Thatcher foi eleita a primeira mulher como primeira-ministra da Grã Bretanha. O partido dela fez essa brincadeira, esse trocadilho, do May The Forth, ou, 4 de maio, que foi quando ela foi eleita”, conta.

De fato, Margareth Thatcher foi eleita na data. A crença é de que o Partido Conservador britânico tivesse pago ao jornal Evening News de Londres para veicular uma nota de apoio à candidata vencedora. O texto traria: “May the fourth be you, Maggie. Congratulations”. O texto até que faria sentido no contexto da época. Thatcher era considerada, naquele momento, líder da oposição, tal qual os rebeldes eram nos filmes de Star Wars. Só depois passaria a ser a Dama de Ferro, como ficou conhecida.

Entretanto, não há imagens da propaganda veiculada pelo partido, nem comprovação oficial do fato, o que joga a história, tal qual a força em Ameaça Fantasma, para o campo da lenda urbana.

Dia oficial

O trocadilho ficou tão famoso e querido pelos fãs da série que hoje é considerado oficial: Star Wars Day. Desde que a Disney comprou a Lucasfilm e, por tabela, a franquia, passou a considerar a data oficialmente como comemoração.

Mas mesmo antes, o dia já era especial no coração dos fãs com o inglês em dia. “Me apaixonei por Star Wars mesmo em 2002 e fui conhecer essa data muito tempo depois. Mas eu acho ela muito interessante porque ela é ao mesmo tempo em maio, que é aniversário do George Lucas, e também o mês de estreia dos primeiros filmes, que foi dia 25 de maio”, reconhece Lemos.

De fato, o mês é especial não só para quem é fã da franquia, como para os nerds em geral. É em maio, também, que se comemora o Dia do Orgulho Nerd, no dia 25.

Já, para Lemos, o mês ainda tem um motivo a mais para ser especial. “Minha filha também nasceu dia 9 de maio. Eu queria muito que ela tivesse vindo dia 5, era um sonho. Mas ela não quis saber e resolveu esperar mais um pouquinho. Então, é uma época muito especial para mim”, diz o fã.

Então, para você que também gosta da série, “May The Forth Be With You”.

 

Fonte: CanalTech

Compartilhe