Conheça a Airlander 10, maior e mais luxuosa aeronave do mundo

O Airlander 10 é uma aeronave realmente de tirar o fôlego. Parece que cada detalhe do híbrido foi pensado para arrancar um suspiro, seja dos admiradores da aviação ou de quem gosta de luxo e conforto. Para você que ainda não conhece essa máquina, será um passeio interessante.

Em 2010, sob a encomenda do Exército estadunidense, o projeto teve seu início para fins militares; todavia, devido aos elevados custos, em 2013 o projeto passou a ser desenvolvido para fins comerciais. A empresa Hybrid Air Vehicles (HAV) tomou a frente, buscando maneiras de tornar possível essa engenhosidade.

As dimensões impressionam qualquer um. A aeronave, que é um híbrido entre avião, dirigível e helicóptero, possui 92 metros de comprimento (só para ter uma ideia, o Airbuss A380, maior avião comercial da atualidade, tem 73 metros e capacidade para 853 passageiros), 43,5 metros de largura e 26 metros de altura. A ideia da empresa é atender a diversos ramos, como pesquisa, comunicação, transporte de carga, entre outros.

O Airlander 10 pode ficar no ar cinco dias seguidos, e a ideia é que seu consumo de combustível seja mais eficiente, mesmo não sendo extremamente rápido para um avião, já que alcança somente 148 km/h. Mais que um meio de transporte, é considerado um veículo que oferece experiências aéreas, segundo os desenvolvedores.

Por não precisar de uma pista para alçar voo, apenas uma superfície plana, seu uso para expedições que precisem de equipamentos pesados em lugares remotos também será uma excelente opção. Já para o atendimento comercial, especialmente do segmento de luxo, a HAV apresentou, em julho deste ano, uma versão que deixou o mercado impressionado: capacidade para pouco mais de 15 passageiros, uma área de recepção, bar, lounge, suítes — tudo com a assinatura da Design Q, empresa responsável por diversos projetos para aeronaves.

Confira algumas mais algumas imagens desse projeto

Fonte: Mega Curioso

 

Compartilhe