Confira dicas valiosas e aplicativos para economizar a bateria do seu celular

A duração da bateria dos celulares pode diminuir dependendo dos aplicativos que são usados, do tempo de uso e até de outras configurações, como a intensidade do brilho da tela e apps em segundo plano. Por isso, antes de trocar a bateria do seu smartphone, talvez seja melhor avaliar se, ao economizá-la, o problema não cessa. Confira, a seguir, algumas dicas relevantes para economizar a bateria no seu smartphone:

Como economizar a bateria do celular: diminua o brilho da tela

A primeira dica para economizar bateria é muito simples e talvez já até seja praticada por muitas pessoas. A tela ligada com certeza é um dos fatores que consomem mais energia de um celular. Por isso, é bom reconsiderar se você, realmente, precisa deixar o display com o brilho no máximo.

Para fazer isso, basta ir até as configurações ou, no caso de alguns smartphones, até mesmo na barra de notificações, e, no ícone de brilho, arrastar a barra para baixo ou para o lado esquerdo.

Como economizar a bateria do celular / Captura de tela: Ariane Velasco

Como economizar a bateria do celular: reduza o tempo para a tela desligar

Quando usamos um aplicativo e saímos dele, a tela ainda demora alguns segundos para desligar, o que consome bastante energia do aparelho. Por isso, vale diminuir o tempo em que ela fica ligada para economizar bateria. Fazer isso é muito simples: basta acessar as configurações de tela do seu smartphone e, em seguida, ir no alterar o “modo de espera”. Aí, é só reduzir o tempo em que o celular deve ficar ligado depois que você cessou as atividades nele (30 segundos é mais do que suficiente) e pronto!

Como economizar a bateria do celular / Imagem: Mecânica do Android

Como economizar a bateria do celular: desative o Wi-Fi, Bluetooth, localização ou o 3G/4G

Esses recursos também são grandes vilões na hora de economizar bateria. Por isso, quando algum deles não tiver em uso, basta desativá-lo. Quando estiver utilizando somente a sua conexão móvel (3G ou 4G), por exemplo, experimente desativar o Wi-Fi e vice-versa. Quando não precisar ter a sua localização ativada, desligue-a.

O Bluetooth é outra ferramenta que raramente é usada. Por isso, sempre você teima em deixá-lo ligado, ele consome energia desnecessária. Por isso, desative-o. O uso inteligente desses recursos, com certeza, ajudarão bastante ao economizar bateria.

Para configurar essas opções, basta ir até a tela de “redes sem fio e outras”, no menu de “Configurações”. Algumas dessas ferramentas também podem ser desativadas através da barra de notificações de seu smartphone.

Como economizar a bateria do celular: desative as conexões móveis quando não estiver usando

Como economizar a bateria do celular: ative o modo avião

Uma outra opção que pode ajudar muito a hora de economizar bateria é o modo avião do seu aparelho. Essa dica é muito útil para quando a bateria está em um estado crítico (menos de 10%) e você realmente precisa usar o celular, mas sem depender de conexões como Wi-Fi e 4G.

O modo avião limita todas as conexões móveis do seu smartphone, o que o deixará incomunicável. Porém, ele pode ajudar a garantir que o aparelho fique ligado até que você precise utilizá-lo novamente para enviar mensagens ou receber ligações.

Como economizar a bateria do celular: use o Modo Avião

Como economizar a bateria do celular: configure quais aplicativos podem acessar a sua localização

Uma outra dica importante para economizar bateria consiste em definir quais aplicativos podem usar seu GPS para ter acesso à sua localização. É possível fazer isso no menu Configurações, mais precisamente em “Localização”. Assim, esses apps não ficarão ativos em segundo plano enquanto usam o GPS, o que geralmente consome muita bateria.

Como economizar a bateria do celular: menos localização / Foto: Cult of Mac

Como economizar a bateria do celular: ative o modo “economia de bateria/energia”

Alguns smartphones contam com esse recurso específico para economizar bateria. Ao selecionar o modo de economia de energia, a maioria das alterações que precisam ser feitas em seu smartphone são realizadas automaticamente, para poupar a autonomia restante da bateria.

É possível acessar esse modo no menu “Configurações”, escolhendo a opção “Bateria”.

Como economizar a bateria do celular: ative o modo de economia de energia / Captura de tela: Ariane Velasco

Como economizar a bateria do celular: examine quais aplicativos andam consumindo mais bateria

É possível ter acesso a essa informação em “Configurações > Bateria”, onde um relatório de tempo de uso e aplicativos que mais têm usado a bateria é exibido. Procure abrir menos esses apps e programas e, caso eles se encontrem em segundo plano, encerre-os.

Como economizar a bateria do celular: veja quais apps consomem mais energia / Captura de tela: Ariane Velasco

Como economizar a bateria do celular: remova quaisquer papéis de parede animados ou widgets do smartphone

Caso você esteja utilizando algum papel de parede animado em seu smartphone, saiba que ele também pode ser a causa da baixa duração de sua bateria, já que sua dinâmica de funcionamento consome muita energia. Por isso, considere removê-lo para economizá-la. É possível fazer isso em “Configuração > Tela”.

O mesmo vale para os widgets animados. É possível remover todos eles simplesmente pressionando-os por dois segundos e arrastando-os até a opção “Remover”.

Como economizar a bateria do celular: sem widgets e papeis de parede animados

Como economizar a bateria do celular: desinstale ou desative os aplicativos não usados

Essa dica, além de ajudar a economizar bateria, também abre mais espaço na memória interna de seu aparelho. Os aplicativos não usados podem estar ativos em segundo plano, o que consome muita energia. Por isso, desinstale-os sempre que necessário! Para isso, você pode ir até a opção “Aplicativos” no menu “Configurações” e escolher quais você quer remover. Ou, em um modo mais fácil, basta pressionar o app a ser desinstalado na tela inicial do aparelho por dois segundos e arrastá-lo até a opção “Desinstalar”.

Como economizar a bateria do celular livre-se dos apps que você não usa / Captura de tela: Ariane Velasco

Como economizar a bateria do celular: desative as animações de seu smartphone

As animações exibidas pelo seu celular também ajudam a consumir mais bateria. Por isso, em casos de extrema necessidade, é possível desativá-las.

  • Primeiro, entre em configurações e vá até “sobre o telefone”;
  • Depois, toque duas vezes em “número da versão”;
  • Na tela que abrir, selecione “opções de desenvolvedor”;
  • Por último, role a tela até a opção “escala de animação da janela” e ative a opção “animação desligada”.

Como economizar a bateria do celular: instale um gerenciador de bateria

Aplicativos que ajudam a gerenciar e economizar bateria também podem ser muito úteis para o seu smartphone. Por isso, sempre que necessário, vale à pena instalá-los. Algumas dicas são:

Para Android

Battery Doctor
O Battery Doctor é gratuito e bem simples de usar. Através dele, é possível acompanhar todos os aplicativos que estão usando muita bateria e encontrar recursos para melhorar a situação. O app também permite desativar o Wi-Fi, GPS, Bluetooth, 3G/4G e outras ferramentas que sugam a energia do aparelho.

Avast Battery Saver
O gerenciador de bateria do Avast também é uma boa opção para quem deseja economizar. Através dele, é possível encerrar aplicativos e jogos, monitorar todas as atividades do seu celular e aplicar possíveis mudanças para salvar energia.

Mobile Booster
O Mobile Booster também é uma boa opção para quem deseja economizar bateria de maneira eficiente. Ele mostra todos os apps, programas e arquivos que estão usando mais energia do que deveriam.

Battery Doctor (Captura de tela: Ariane Velasco)

Para iPhone

Battery Doctor Pro
Esse aplicativo permite aumentar a duração de sua bateria e encontrar várias informações sobre seu funcionamento. Além disso, nele, é possível configurar alarmes e obter dicas para melhorar a qualidade do componente.

Battery Life
O Battery Life é rico em informações e permite ao usuário saber exatamente quais os aplicativos que mais estão comprometendo a durabilidade da bateria, com o objetivo de economizá-la.

Best Battery Manager Pro
Esse aplicativo fornece informações precisas sobre modificações podem ser feitas para economizar a bateria de seu iPhone. Caso você queira saber exatamente quais pontos-chave acessar, ele é uma das melhores alternativas.

Battery Dr. PRO (Captura de tela: Ariane Velasco)

Fonte: Canal Tech

Compartilhe