Como a NASA foi criada após pânico dos EUA com lançamento do Sputnik

A NASA é uma das mais importantes agências de exploração espacial do mundo e, volta e meia, está no noticiário por conta de alguma nova descoberta, lançamento ou mesmo desenvolvimento de alguma tecnologia inovadora. Neste fim de semana, a organização completou 60 anos, e a data foi lembrada nos EUA por uma série de razões, mas especialmente pelo “pânico” que envolveu a sua criação.

Na década de 1950, todos os esforços aeroespaciais da terra do tio Sam eram controlados pelos militares, e já estava ficando claro que essa administração não vinha rendendo os frutos que se esperava. Contudo, foi apenas quando a União Soviética lançou o primeiro Sputnik que a ideia de criar uma agência civil de exploração espacial se tornou consenso entre os governantes.

O primeiro satélite artificial lançado pela humanidade começou a orbitar a Terra em 4 de outubro de 1954 e podia ser visto por praticamente qualquer pessoa no hemisfério norte e também transmitia um bipe através de ondas de rádio. Enquanto o mundo ficou maravilhado com o lançamento, o governo dos EUA ficou horrorizado pela possibilidade de a União Soviética ter um foguete capaz de colocar um satélite do calibre do Sputnik 1 em órbita. Isso porque se os soviéticos tinham tal tecnologia, eles poderiam também lançar bombas termonucleares em território norte-americano.

Todo esse medo da União Soviética por parte dos norte-americanos só se intensificou com o lançamento do Sputnik 2, que era mais pesado e levou a cadela Laika ao espaço. “Mesmo o Sputnik 1 pesava quase nove vezes mais do que o primeiro satélite que os EUA queriam lançar. Então havia um sentimento de empolgação e de crise”, recordou Glen Wilson, ex-funcionário do senado norte-americano na época em um projeto que reconta a história da criação da NASA.

Para deixar a situação ainda mais tensa, a primeira tentativa dos EUA de lançar um satélite artificial ao espaço fracassou de maneira colossal. O Vanguard TV-3 explodiu enquanto seu lançamento era transmitido pela TV de forma global em 1957.

Só em 1958 é que então presidente dos EUA, Dwight Eisenhower, sancionou a lei que criava a NASA (National Aeronautics and Space Administration ou Administração Nacional para Aeronáutica e Espaço). Eventualmente, a NASA conseguiu lançar seres humanos ao espaço e, depois, levá-los à Lua.

Fonte: TecMundo

 

Compartilhe