Coisas estranhas (e incríveis!) sobre Stranger Things

Ainda estamos a vários meses da estreia da 3ª temporada de Stranger Things e já bateu saudade dessa turminha. Para onde será que vai rumar a história dos amigos nos próximos episódios? E a Eleven, como a trajetória dela será encaixada no contexto geral? Há muitas perguntas em aberto!

Enquanto não temos ainda respostas para elas, que tal mergulhar um pouco no mundo da série com algumas curiosidades?

1. Seleção concorrida

A escolha de atores e atrizes mirins para os papéis de Mike, Eleven, Dustin, Lucas e Will deu um trabalhão para a galera do casting. No total, participaram de testes 906 meninos e 307 meninas. A diretora do processo de seleção, Carmen Cuba, e os irmãos Duffer participaram pessoalmente, então imagine o trabalhão!

2. Endosso do rei do terror

No meio desse mar de gente, Millie Bobby Brown teve um empurrãozinho de ninguém mais, ninguém menos que Stephen King! O autor de dezenas de livros de suspense e terror assistiu ao longa A Casa do Medo e amou a atuação da menina. Ele chegou a postar sobre isso em sua conta no Twitter:

Mas que fique claro que a Millie foi escolhida por seu talento e se destacar na seleção — aliás, ela arrasa! Outra curiosidade sobre o casting é que Gaten Matarazzo, o Dustin, foi escolhido rapidamente. O menino conquistou os entrevistadores logo de cara. Não só eles, né?

3. Um fenômeno!
Aliás, Millie Bobby Brown é uma criança tão impressionante que não apenas foi escolhida entre outras 300 meninas e recomendada pelo próprio King, como também acumula elogios por onde quer que passe.

A atriz é idolatrada pelos diretores da série, que dizem que ela tem uma capacidade tão grande de atuação e um brilhantismo no trabalho que, por vezes, eles acabam de certa forma esquecendo que ela é apenas uma criança.

É o caso, por exemplo, da vez em que ela apareceu no set coberta de glitter, sem ter a menor ideia da origem do brilho. A produção levou 45 minutos para conseguir tirar tudo, e as gravações atrasaram por conta disso.

Mas vale a pena; afinal, a menina de apenas 14 anos é um verdadeiro fenômeno de talento e inspiração. Ela foi, por exemplo, a mais jovem a ser nomeada uma das pessoas mais influentes da lista da revista Time! Além disso, é uma das atrizes mais jovens a participar da produção de um filme!

4. Os Goonies em cena

Bob Newby, o namorado da Joyce Byers (Winona Ryder), é interpretado pelo ator Sean Austin, que viveu ninguém menos do que o Mikey, de Os Goonies.

E, embora muita gente não tenha curtido tanto o personagem, outros — entre os quais os próprios irmãos Duffer — amaram! Tanto que ele ficou na série até bem mais do que deveria. A ideia inicial era que o Bob aparecesse apenas em alguns episódios e fosse assassinado pelo Will, em um dos seus episódios de confusão mental, quando ele se torna um menino mau. Detalhe: quem convenceu os roteiristas a mudar foi o próprio ator!

5. Inspirado em um projeto real

Outro aspecto interessantíssimo sobre a série é sua inspiração em especulações reais. Se você curte histórias de conspiração, certamente conhece os rumores sobre o Projeto Montauk. Em 1983, o governo norte-americano supostamente encerrou um projeto que durante quatro décadas fez experimentos com crianças focados em contato com diferentes dimensões, viagem no tempo e no espaço.

A inspiração é real, já que o programa inicialmente inclusive se chamava “Montauk”, mas mudou para não ficar tão escancarado!

6. Bebendo na fonte de E.T.

Se, ao assistir Stranger Things, você achou que a série era inspirada em E.T: O Extraterrestre, você está certo! E os criadores não estão nem tentando disfarçar, muito pelo contrário: sempre que têm uma oportunidade de fazer referência, eles aproveitam. As cenas de fuga com as bikes são um exemplo, mas a mais escancarada foi aquela em que a Eleven se veste de cor de rosa e usa uma peruca loira, lá na 1ª temporada.

É uma referência ao ET no sentido de que ela em si é uma “outsider”. Com isso, os criadores queriam mostrar também sobre como seria a personagem e sua relação com os meninos, que a acolhem como parte do grupo e ajudam em tudo o que podem.

7. Senso de humor no set

A galera por trás da série tem um senso de humor bastante mórbido! Eles armaram uma brincadeira com a mãe do ator Noah Schnapp — que interpreta Will Byers — que quase fez a mulher enfartar!

Eles pediram uma réplica do ator para uma empresa que faz adereços de cenário. A ideia era montar uma cena em que o Will estivesse morto, para encobrir o projeto do governo. Só que, antes de tudo, eles mostraram a cópia para a mãe do ator, que levou um baita susto! Depois que passou o espanto inicial, ela resolveu até tirar uma foto ao lado do “corpo” para enviar para as amigas. Parece que o humor mórbido não é só dos produtores!

8. Referências e mais referências

O objetivo dos criadores de Stranger Things é transformar a série em um verdadeiro catálogo de universos geek e pop. Além da presença constante de easter eggs relacionados a Stephen King, vários outros trechos lembram filmes, livros e séries. Por exemplo, a roupa dos políciais da cidade de Hawkins é igualzinha à usada nos filmes de Tubarão, desde os uniformes aos símbolos e chapéus!

Para elaborar o pôster oficial, Kyle Lambert se inspirou diretamente no trabalho de Drew Struzan — que, por sinal, é o responsável pelos pôsteres oficiais de Star Wars, Indiana Jones, De Volta para o Futuro e, que surpresa, E.T.: O Extraterrestre.

Fonte: Minha Série

 

Compartilhe