Cinco sites para ouvir música grátis

Sites e aplicativos oferecem streaming de música e sugerem playlists

Ouvir música online, seja no computador ou no celular, é um hábito cada vez mais comum. Além dos sites e aplicativos de rádio, há alguns serviços disponíveis na Internet que oferecem streaming de música de forma legal e gratuita. Listamos cinco boas opções para quem deseja não só escutar suas canções favoritas, mas também acompanhar a letra ou montar playlists. Alguns dos serviços fornecem versões pagas, mas têm também bons recursos em suas opções gratuitas. Conheça.

Conheça cinco plataformas em que você pode escutar música de forma gratuita — Foto: João Balbi/TechTudo

1. Spotify

O Spotify é uma plataforma de streaming de música, disponível para PC e em aplicativo para iPhone (iOS) e Android. No computador, é possível tanto usar a versão web no próprio site, quanto instalar um software de player do Spotify. Em sua versão gratuita, o serviço permite procurar músicas, escutar gratuitamente, e fazer playlists, além de ver as músicas que seus amigos estão escutando.

Spotify tem versão gratuita em que é possível escutar músicas com intervalos para propaganda — Foto: Reprodução/ Mariana Coutinho

São mais de 30 milhões de músicas disponíveis de diferentes países e ritmos. O serviço também tem diversas playlist prontas e, por meio de machine learning, sugere conteúdo baseado nos seus gostos e nas músicas que escuta. É uma boa plataforma para conhecer novos artistas e canções, além de ter uma interface moderna e intuitiva. O login pode ser feito com um cadastro ou sincronizando às contas do Facebook ou Google.

Uma das maiores desvantagens da opção free do Spotify são as propagandas tocadas entre músicas. Na versão gratuita também não é possível baixar as músicas e há um número limite de seis vezes por hora para pular faixas em uma playlist. Também não há opções para acompanhar as letras das canções, como em outros serviços.

2. Deezer

Versão gratuita do Deezer permite escutar músicas e criar playlists — Foto: Reprodução/ Mariana Coutinho

O Deezer também é uma plataforma de streaming de música, disponível para desktop e para celulares e tablets com os sistemas Android e iOS. Assim como no Spotify, na versão gratuita do Deezer é possível fazer um cadastro ou ligar a conta com as do Facebook ou Google e começar a escutar. Quando inicia uma nova conta, o serviço faz algumas perguntas para entender seu estilo musical e poder dar algumas indicações.

No Deezer é possível fazer buscas por artista ou por faixa. O serviço também oferece a ferramenta de criação de playlists, mas apresenta propagandas na versão free entre uma música e outra. Na versão gratuita há também um limite de músicas que podem ser puladas e não é possível baixar as músicas para ouvir offline.

3. Ouvir Música

Site permite ouvir músicas com letra — Foto: Reprodução/ Mariana Coutinho

O Ouvir Música é um site que permite escutar música gratuitamente na Internet. Ele está disponível apenas em versão web e não é necessário fazer cadastro para entrar. Diferente das outras opções citadas, o Ouvir Música não é uma plataforma de streaming convencional. Ela usa vídeos do YouTube para reproduzir as faixas.

Seu diferencial é a interface, a ferramenta de criar playlists e a possibilidade de ver as letras das músicas enquanto escuta. O Ouvir Música não tem versão para celulares e não tem um sistema sofisticado de recomendações como Spotify e Deezer. No entanto, ele tem playlists prontas e uma utilização bastante intuitiva.

4. Vagalume.Fm

Vagalume.FM tem mais de 100 estações de rádio — Foto: Reprodução/ Mariana Coutinho

O famoso site de letras e traduções também tem serviço de música gratuito. O Vagalume.fm apresenta mais de 100 estações de rádio com seleções de músicas baseadas nas faixas mais curtidas pelos usuários do site. Além da versão web, ele está disponível para dispositivos móveis com iOS e Android. A grande vantagem do serviço é que ele não tem propagandas. É possível procurar músicas ou artistas específicos e dar o play nas faixas.

Outra vantagem é que ele exibe as letras das músicas e também as traduções. A desvantagem da plataforma é que, até o momento, ela não permite a criação de playlists personalizadas. É possível, no entanto, ouvir às seleções de músicas pré-selecionadas pelo site, por meio de suas diversas rádios, segmentadas em diferentes estilos musicais.

5. Kboing

Kboing permite criar playlists gratuitamente — Foto: Reprodução/ Mariana Coutinho

O Kboing é um site que permite escutar músicas a partir de vídeos do YouTube. Disponível em versão web e em aplicativo para Android e iOS, o serviço é gratuito e permite montar playlists, uma vez que o usuário esteja logado. Ele também apresenta as letras das músicas que estão sendo exibidas. Suas desvantagens são o número de músicas disponível – apenas 1 milhão – e o fato de que o app não possibilita escutar em segundo plano.

Fonte: Tech Tudo

Compartilhe