Cinco hábitos comuns que podem banir você de jogos competitivos

Além do uso de hacks, cheats e demonstrações de comportamento tóxico, algumas atitudes menos conhecidas também devem ser evitadas

Jogo competitivos, como League of Legends (LoL), Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) e Fortnite, têm regras que precisam ser seguidas pelos jogadores. Alguns tipos de comportamentos e atitudes podem punir os players com suspensões leves, moderadas e até mesmo permanentes, dependendo da gravidade da situação. Esses games têm ferramentas que detectam as violações das normas automaticamente, por isso é preciso ficar atento na hora de jogar. Confira, a seguir, cinco hábitos comuns que podem banir você de games competitivos.

Jogos competitivos, como League of Legends, têm regras que precisam ser seguidas pelos jogadores — Foto: Divulgação/Riot Games

Sair do jogo durante a seleção de campeões

Abandonar partidas ativas é um hábito muito comum em League of Legends. Esse tipo de conduta é monitorado pela Riot Games com o Leaver Buster, um sistema automático implementado para suspender contas de jogadores que têm o hábito de sair das partidas ou ficarem ausentes durante um tempo que seja considerado prejudicial. Inicialmente, esse tipo de conduta não leva o usuário a nenhum tipo de suspensão imediata, porém, em caso de reincidência, a conta do usuário poderá ser suspensa.

League of Legends usa o sistema Leaver Buster para punir jogadores que abandonam partidas — Foto: Divulgação/Riot Games

Ao saírem do jogo durante a seleção de campeões, os players são submetidos a ”filas de baixa prioridade”, ou seja, levarão mais tempo do que o normal para encontrar partidas. Primeiro, o jogador não pode entrar na fila por cinco minutos e, caso continue saindo, esse tempo aumenta para 12 e até 15 minutos. Além das penalidades de tempo, se isso acontecer em uma partida ranqueada, o jogador perde três pontos da liga pela primeira infração e 10LP pela segunda antes da reposição do contador, que reinicia após oito horas.

Usar macros

Macro são botões em períféricos, como mouses e teclados, que têm funções extras. Assim, um usuário pode configurar um macro para dar ordens longas e complexas com o simples apertar de um botão. A prática é proibida em alguns jogos e competições de esports, como no CS:GO, LoL e Rainbow Six: Siege (R6), pois considera que esse tipo de comando automatizado dá uma vantagem, desleal para o jogador. Por isso, o uso de macro é considerados como cheats pela Valve Anti-Cheat (VAC).

A Valve prevê uma punição severa quando detecta uma infração por parte do usuário: o jogador é banido e impossibilitado de jogar em servidores protegidos pelo sistema VAC. Já quando a trapaça é usada por atletas, os por players podem ser suspensos permanentemente de torneios.

Usar macros no CS:GO pode causar o banimento do jogador — Foto: Divulgação/Valve

Reembolsar dinheiro de compras realizadas no jogo

No LoL, reembolsar compras realizadas pelo cartão de crédito diretamente com o banco também é motivo para suspensão. Isso vale para qualquer tipo de item comprado dentro do game, como skins, ícones de invocador, sentinelas e outros produtos disponíveis na loja virtual. A prática, inclusive, tem outra consequência negativa: todos os produtos reembolsados irão desaparecer da conta do usuário. Caso o player fique insatisfeito com uma compra, é preciso usar a ferramenta de reembolso disponibilizada pela própria Riot Games.

League of Legends tem sistema de reembolso — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Jogar Fortnite em mais de um dispositivo ao mesmo tempo

Uma infração no Fortnite prevê punição para o player que joga em mais de um dispositivo ao mesmo tempo. Embora o game tenha a função de jogo cruzado (crossplay), que permite que as pessoas joguem com outras em diferentes plataformas, a Epic Games não autoriza o uso simultâneo da conta em mais de um desses dispositivos (PC, celulares, e consoles).

O Battle Royale tem regras e um sistema de banimento próprio para impedir que os jogadores quebrem as normas. Existe um sistema de infrações para punir players que prejudicam o ambiente do Battle Royale. Entretanto, a rigorosidade da punição fica a critério da desenvolvedora.

Um player não pode jogar Fortnite em dois lugares com a mesma conta — Foto: Divulgação/Epic Games

Ser derrotado de propósito

No LoL, a expressão ”feedar” significa ser derrotado excessivas vezes. Quando um jogador é abatido, ele dá recursos, como ouro, para seu oponente. A situação em si é normal, afinal, qualquer player pode ser abatido em batalhas. Porém, deixar ser abatido de propósito, seja para passar seus recursos ou apenas para sair de batalhas, fere os valores coletivos defendidos pela Riot.

Jogadores que “feedam” de propósito no LoL são punidos pela Riot Games — Foto: Divulgação/Riot Games

A desenvolvedora tem um registro de monitoramento de usuário que pode ser utilizado para comprovar violações. No caso das penalidades, o jogador que for banido no League of Legends recebe uma notificação na página inicial do game. As punições são gradativas e estão distribuídas na seguinte ordem: restrição de chat em 10 partidas, restrição de chat em 25 partidas, suspensão de duas semanas e suspensão permanente da conta.

Fonte: Tech Tudo

Compartilhe